Extensão

MHNJB promove visitas especiais para celebrar a Primavera dos Museus

TV UFMG acompanhou a primeira atividade do circuito, na última quarta-feira

Em 2021, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) celebra os 15 anos da Primavera dos Museus, evento anual que busca fortalecer os laços entre essas instituições e a sociedade. As atividades desta semana prosseguem até o próximo domingo, 26 de setembro, em todo o país. 

O tema desta edição, Museus: perdas e recomeço, é inspirado nos impactos provocados pela pandemia nas atividades desses equipamentos de cultura. A proposta é promover reflexão sobre esses ambientes que, aos poucos, retomam o contato com o público em atividades presenciais.  

Com base no tema proposto pelo Ibram, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), em processo de retomada das atividades presenciais, promove até sábado, 25 de setembro, visitas pontuais ao espaço situado no Bairro Santa Inês, na região Leste de Belo Horizonte. A programação inclui caminhada na mata e visita à mostra de Arqueologia e ao Presépio do Pipiripau. Todos os ingressos estão esgotados.  

A equipe da TV UFMG acompanhou o primeiro dia dessas atividades, na última quarta-feira, 22. Vinte pessoas estiveram no local. O bolsista de extensão Daniel Bento Kill e o servidor técnico-administrativo Gabriel Calesa, do Setor Educativo do MHNJB, falaram sobre essa vivência que contou com treinamentos e aprendizados, reacendendo memórias afetivas e emoções que florescem com a chegada da primavera.   

Equipe: Bruna Gomes (produção) Soraya Fideles (reportagem), Naiana Andrade (edição de conteúdo), Ângelo Araújo (imagens) e Otávio Zonatto (edição de imagens).

Sarau e outras primaveras

Nesta sexta-feira, 24, a partir das 18h, a poeta Lara de Paula promoverá o Sarau da Primavera, com transmissão ao vivo pelo canal do MHNJB no YouTube. Lara reuniu um grupo de artistas que produziram poemas que falam sobre perdas e recomeços, tema da 15ª Primavera dos Museus.

Outros espaços da UFMG também prepararam programações especiais no âmbito da 15ª Primavera do Museu. Leia mais em matéria publicada no Portal da Fundep.