Pesquisa e Inovação

UFMG e Governo de Minas promovem evento preparatório para o Fórum Mundial da Água

Encontro internacional, marcado para março, ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul, em Brasília

Serão discutidos temas relacionados aos recursos hídricos, sua utilização sustentável
Objetivo do evento é discutir os desafios relacionados aos recursos hídricos 
Wikimedia Commons/Creative Commons 

A UFMG, em parceria com o Governo de Minas Gerais, vai promover nesta sexta-feira, 15 de dezembro, das 9h às 17h, o evento Minas em diálogo com o exterior: Rumo ao 8º Fórum Mundial da Água, como preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, de 18 a 23 março de 2018.

Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum ocorre a cada três anos com o objetivo de aumentar a presença dos recursos hídricos na agenda dos governos e estimular aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados à água. É a primeira vez que o evento será realizado no Hemisfério Sul, com o tema Compartilhando água.

O debate desta sexta-feira vai contemplar, sobretudo, temas relacionados ao uso sustentável dos recursos hídricos. Participarão diversas instâncias mineiras, e a UFMG será representada pelo professor Fabrício Polido, coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito, pelo professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Leonardo Heller, que é relator especial da ONU para água e saneamento, pelo professor e coordenador geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica, Marcus Vinícius Polignano, e pelo representante do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), Paulo Augusto d’Ângelo Porto.

A TV UFMG produziu vídeo em que o professor Leo Heller fala sobre a relação entre gênero e água. Assista:

Para participar, os interessados devem se inscrever no site da Casa Civil, gratuitamente. Haverá emissão de certificados. O evento será no auditório da Copasa, que fica na Rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio.