UFMG é homenageada pela Câmara Municipal de Montes Claros

Universidade tem 56 anos de atuação na cidade; reitora Sandra Goulart anunciou a criação de dois novos cursos no campus regional

A reitora Sandra Goulart com a placa que materializa a homenagem ao lado do vice-reitor Alessandro Moreira e do diretor Helder dos Anjos (à esquerda) e do presidente da Câmara Municipal,
A reitora Sandra Goulart com a placa que materializa a homenagem ao lado do vice-reitor Alessandro Moreira e do diretor Helder Augusto (à esquerda) e do presidente da Câmara Municipal, Júnior Martins, e do vereador Cláudio Rodrigues (à direita); o prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, é o primeiro à direita
Foto: Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros

Montes Claros, município polo do Norte de Minas, tem 167 anos de emancipação, um terço dos quais marcado pela forte presença da UFMG. Os 56 anos de atuação da Universidade na região foram tema da homenagem prestada pela Câmara de Vereadores, na tarde desta quarta-feira, dia 9, em cerimônia que reuniu autoridades municipais, como o prefeito eleito, Guilherme Guimarães, e o presidente do legislativo municipal, Júnior Martins, e gestores da UFMG – a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e o diretor do campus regional de Montes Claros, Helder dos Anjos Augusto.

A homenagem foi proposta pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania). “Ela vem coroar essa instituição que provocou o desenvolvimento em toda a região do Norte de Minas Gerais, oferecendo educação pública de qualidade. Desejo vida longa à UFMG para conseguirmos transformar ainda mais o Norte de Minas”, disse Rodrigues em seu discurso.

Ao agradecer a homenagem, o diretor Helder Augusto salientou a importância de Montes Claros para a UFMG. “É um lugar de múltiplas funcionalidades, cosmopolita, uma cidade universitária, com estilos de vida variados”, disse o professor, que definiu como uma “correlação intrínseca” a convivência entre a Universidade e a cidade.

Ambiente dinamizador
Por outro lado, a UFMG, afirmou o diretor, é a consagração do projeto de vida de muitos jovens e famílias do Norte e Nordeste de Minas. “Nosso campus é visto como ambiente acadêmico dinamizador da economia de Montes Claros ao potencializar os mercados locais de serviços de habitação, alimentação, lazer e outros”, afirmou. E acrescentou: “Nossa inserção transcende as salas de aula e os laboratórios e contribui, inclusive, para o resgate dos saberes tradicionais das populações locais".

A reitora Sandra Goulart Almeida fez uma retrospectiva da presença da UFMG em Montes Claros. Ela se referiu especialmente a 1968, ano que considera “paradigmático”, uma vez que várias iniciativas de modernização da Universidade – criação de departamentos, realização do primeiro vestibular unificado e lançamento das bases do processo de fortalecimento da pesquisa e pós-graduação – nasceram naquele momento. E também foi em 1968 que o antigo colégio agrícola, fundado em 1964, foi incorporado pela UFMG. “Para a Universidade, era muito importante contar com um campus regional em Montes Claros. Temos dois campi em BH, unidades em algumas cidades e apenas um campus regional, justamente o de Montes Claros. Foi uma decisão da UFMG recorrer a Montes Claros como vetor de sua expansão dada a relevância de sua localização para Minas Gerais”, explicou a reitora.

Na avaliação da reitora, o campus regional foi a unidade da UFMG que passou pelas transformações mais significativas das últimas décadas. “Temos aqui um campus bem cuidado, cursos em crescimento, extensão e pesquisa de ponta”, disse a reitora, antes de anunciar a aprovação, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), das licenciaturas em Matemática e Ciências da Natureza. “Montes Claros é um braço promissor e avançado do que a UFMG pode fazer”, concluiu a dirigente.

Histórico
A origem do campus regional de Montes Claros remonta a 11 de outubro de 1964, quando o Ministério da Agricultura criou o Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde. Inaugurada em 2 de julho de 1966, a instituição oferecia formação profissional de segundo grau aos trabalhadores da agricultura. Em 1968, a escola foi incorporada à UFMG, data que é considerada marco da presença da Universidade na região.

Atualmente, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) oferece cursos de graduação em Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. Juntas, as formações somam 242 vagas anuais. E deverá oferecer, a partir de 2025, formações de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.

O campus da UFMG no Norte de Minas também abriga os cursos de mestrado em Produção Animal, Alimentos e Saúde e Administração Pública (profissional), e mestrado e doutorado em Produção Vegetal e Sociedade, Ambiente e Território (este em parceria com a Unimontes). Uma especialização em Recursos Hídricos e Ambientais também é ministrada no campus regional.

Mais de 1,3 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG em Montes Claros.

A homenagem foi transmitida pela Câmara Municipal de Montes Claros e está gravada em seu canal no YouTube.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Montes Claros