Reitora da UFMG debate educação superior em evento da AUGM

No encontro, realizado no Paraguai, é analisado o plano de ações da Cres 2018

Termina nesta sexta-feira, 21, na Ciudad del Este, no Paraguai, encontro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Esta é a segunda reunião presencial do conselho consultivo da entidade – a primeira foi realizada na UFMG, no dia 29 de março deste ano. Participam do conselho a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann.

Durante o evento, iniciado na noite de ontem, foi empossada a nova gestão da AUGM. Gerónimo Laviosa, reitor da Universidad Nacional del Este (UNE), é o novo presidente da Associação, e Enrique Mammarella, reitor da Universidad Nacional del Litoral (UNL), o vice-presidente. Em seguida, foi realizado o painel Plan de acción CRES 2018, integración regional e internacionalización – perspectivas de la AUGM.

O debate ficou centrado na explanação do plano de ação que prevê a implementação, até 2027, das recomendações propostas pela Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe (Cres 2018), aprovadas em Córdoba, Argentina, no ano passado.

Encontro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) acontece para debater políticas de educação superior
Em encontro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), dirigentes debatem políticas de educação superior Divulgação

A declaração produzida na Conferência e o plano de ação – concluído em março deste ano, durante conferência regional realizada em Lima, no Peru – são os dois documentos fundamentais para as políticas de educação superior para a América Latina e o Caribe, que serão levados à Conferência Mundial de Educação Superior, em 2021.

Também na noite de ontem foi feita uma homenagem a Jorge Brovetto, falecido em oito de junho. Brovetto foi reitor, por dois mandatos consecutivos, da Universidade da República (Udelar), no Uruguai, presidente da União de Universidades da América Latina (UDUAL) e secretário executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Também foi, entre 2005 e 2008, ministro da Educação e Cultura.

AUGM
A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu caráter público, as estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços, características que lhes dão condições de desenvolver atividades de cooperação com perspectivas de viabilidade.

Marcílio Lana