Extensão

UFMG Educativa faz cobertura especial da Copa do Mundo

Informação, história, curiosidades, literatura e participação dos ouvintes vão ocupar a programação durante o maior evento do futebol

João Pedro Viegas, Luíza Glória (ambos em pé), Marco Túlio Bayma e Bernardo Estillac (à direita): tudo sobre o torneio da Rússia
João Pedro Viegas, Luíza Glória (ambos em pé), Marco Túlio Bayma e Bernardo Estillac (à direita): tudo sobre o torneio da Rússia Júlia Duarte / UFMG

A partir de hoje (quinta, 14), a Rádio UFMG Educativa fará cobertura especial da Copa do Mundo da Rússia. Os jogos do Brasil serão transmitidos via Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e os comentários e as análises ficarão por conta do programa Nós gostamos de Copa, parceria com a Rádio Estudantil e com a Rádio Terceiro Andar, vinculada ao Departamento de Comunicação da UFMG.

O Nós gostamos de Copa será veiculado antes do início das partidas da seleção brasileira, durante o intervalo e após os jogos. O programa vai apresentar estatísticas das seleções, curiosidades e histórico de disputas nas últimas copas, além de abrir para a participação dos ouvintes pelas redes sociais.

Durante a semana, a emissora vai veicular a Tabela da Copa, boletim diário com informações sobre os jogos de cada dia. De segunda a sexta-feira, às 16h45, a equipe de produção da UFMG Educativa apresentará os resultados dos jogos, as movimentações na tabela e a repercussão do andamento do torneio pelo público no Twitter.

Durante a Copa, o Jornal UFMG, de segunda a sexta, sempre a partir das 12h30, vai veicular duas séries especiais. Em Decifrando a Rússia, especialistas explicam a política, a economia, a cultura, a culinária e outros aspectos do país, além de revelar curiosidades como a história da bandeira e do hino russos. A série Universidade da bola, por sua vez, vai mostrar a importância da ciência para o futebol. Reportagens abordarão pesquisas que tentam desvendar aspectos como o impacto da posição do tronco na hora do chute, o processo de tomada de decisão no momento de bater o pênalti e a influência dos goleiros na construção de jogadas ofensivas.

Ao longo da programação, o Break da Copa vai oferecer pílulas sobre a história e o futebol dos 32 países que disputam a competição. O ouvinte também poderá saber mais sobre A história do penta e escutar trechos de poemas de todos os países, na Copa literária. Outra novidade é o quadro A língua da bola, que vai revelar os significados e as origens de termos utilizados no futebol como “azeitar a bola”, “catar borboleta” e “deu zebra”.

A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida em 104,5 FM ou pela internet.

Os projetos
A Web Rádio Terceiro Andar é um projeto de ensino, pesquisa e extensão, criado em março de 2017, sob coordenação da professora Sônia Pessoa. A produção é feita pelas turmas das disciplinas Estudos de Radiojornalismo e Rádio e Mídias Digitais, do curso de graduação em Comunicação Social da UFMG.

Também criada em 2017, a Rádio Estudantil é uma iniciativa experimental e voluntária de comunicação, realizada por estudantes de Comunicação Social, Letras, Cinema e outros cursos. O projeto propicia aos alunos vivenciar os processos de uma emissora de rádio, desde a produção de conteúdo até a transmissão ao vivo.

Ouça a matéria sobre a Rússia que já foi ao ar:

A reportagem é de Vanessa Bugre.

E uma pílula do Break da Copa:


[Matéria atualizada em 15/06, às 10h40, com a informação sobre a participação da Web RádioTerceiro Andar na cobertura]