Extensão

UFMG Jovem recebe inscrições de trabalhos das escolas mineiras de educação básica

Nesta 23ª edição do evento, que será em setembro, de forma virtual, haverá espaço também para as feiras de ciências locais

Na última edição presencial, em 2019, estudantes apesentaram suas pesquisas no CAD 1, campus Pampulha
Na última edição presencial, em 2019, estudantes apresentaram suas pesquisas no CAD 1, campus Pampulha Divulgação

A 23ª edição da UFMG Jovem recebe, até 15 de agosto, inscrições de trabalhos das escolas de educação básica, pela plataforma Even3. Podem participar as escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, nos segmentos educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos.

A feira de educação básica ocorrerá, pelo terceiro ano consecutivo, no formato virtual, nos dias 22 e 23 de setembro, com o tema Ciência, tecnologia, arte e cultura no exercício da cidadania. Nesta próxima edição, o espaço de compartilhamento de experiências será aberto também para a participação dos trabalhos realizados nas feiras de ciências regionais e locais. Os organizadores desses eventos podem se filiar à UFMG Jovem até o dia 1° de julho, em contato com o email ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br.

Mostra nacional
Também estão abertas as inscrições para a Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza, que integra a UFMG Jovem. Para este evento, podem participar professores estudantes e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) – de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) associadas – e do Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da UFMG. Os trabalhos devem ser inscritos por meio de formulário específico.

O objetivo da atividade é divulgar experiências de ensino e aprendizagem e recursos didático-educacionais e propiciar o intercâmbio de ideias.  As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de agosto, na plataforma Even.com,  onde os interessados terão mais informações sobre os critérios para participação.

Desafio para estudantes
No Desafio: Como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?, os estudantes da educação básica são convidados a usar imaginação e criatividade para abordar o tema em forma de texto, desenho, áudio ou vídeo. Todas as orientações sobre os formatos das produções estão no próprio formulário de inscrição.

UFMG Jovem
A UFMG Jovem é promovida, desde 1999, pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC). A proposta é, por meio da divulgação dos trabalhos produzidos, construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica e trocas de informações e ideias. O evento também busca a integração dos participantes e o estímulo à cultura científica e a práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

Outras informações sobre a 23ª UFMG Jovem estão disponíveis na chamada do evento, no Facebook e no Instagram

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão