UFMG Jovem registra 386 trabalhos, recorde em seus 25 anos de história

Evento mobilizou comunidades escolares de 80 municípios

A UFMG Jovem recebeu, neste ano, o maior número de submissões de trabalhos em seus 25 anos de história. Foram 386 trabalhos distribuídos em quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza (179), ciências humanas (135), linguagens (48) e matemática (24). Em 2024, o evento mobilizou 209 escolas da rede pública e 177 da rede privada, provenientes de 80 municípios de Minas Gerais e de outros estados brasileiros.

Além do recorde de trabalhos submetidos na feira, outros dois eventos da UFMG Jovem bateram recordes de inscrições. O desafio O meu segredo para ser feliz, que tem o objetivo de instigar a imaginação dos participantes sobre a percepção sobre a felicidade, recebeu 158 trabalhos de estudantes da educação básica. Já o Conversa com cientistas, evento que promove o encontro entre cientistas, estudantes e professores, registrou 97 inscrições.

A feira reunirá apresentações de alunos e professores da educação básica dos níveis infantil, fundamental e médio, incluindo as modalidades de educação profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A feira promove o intercâmbio entre a universidade e a educação básica
Feira promove o intercâmbio entre a universidade e a educação básica Foto: Eduardo Maia | Proex

A UFMG Jovem, que promove intercâmbio com a educação básica, será realizada no CAD 3, no campus Pampulha, nos dias 7 e 8 de outubro. Essa edição, que tem como tema Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais, homenageia o escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino. O evento será realizado em conjunto com o 3º Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência. A organização está a cargo da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações, como a lista de selecionados, podem ser consultadas no site e nas redes sociais da UFMG Jovem.

Assessoria de Comunicação da Proex