Extensão

UFMG Jovem apresenta pedagogia de escola pataxó

Evento tem rodas de conversa, exposições e apresentações virtuais até amanhã (sexta, 10)

A 22ª edição da UFMG Jovem começou nesta quinta feira, 9, com diversas atividades educativas, como a 2ª Mostra Educação e Saúde, o desafio Como seria a vida na Terra se...,  o quadro #ExploraUFMG e rodas de conversa com pesquisadores da Universidade. Neste ano, em decorrência da pandemia de covid-19, a edição permanece de forma virtual, exibida pelo canal do Youtube Extensão UFMG. Serão apresentados mais de 100 trabalhos e as atividades da Universidade que dialogam com a educação básica.

O evento, que teve sua primeira edição em 1999, promove a integração da UFMG com a educação básica em diversas frentes. Apesar de já ter recebido escolas indígenas em outras edições, a chamada para a Feira inclui, desde 2020, cotas para escolas indígenas e quilombolas no seu processo de seleção. Segundo Paulo Maia, professor da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e coordenador do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), essa é uma ação afirmativa muito importante para o aprendizado. "É necessário aprender com as metodologias de ensino que as escolas apresentam, com as histórias de sua constituição e também sobre o direito de indígenas e quilombolas a uma educação diferenciada”, afirmou o professor. 

Na sexta-feira (10), o evento vai contar com a participação da escola indígena Pataxoop, da aldeia de Muã Mimãtxi. Dona Liça e sua filha, Werymehe Braz, mestranda da FaE, vão falar dos costumes da comunidade. Uma das metodologias desenvolvidas pela escola utiliza os desenhos Teheys para, segundo Paulo Maia, ensinar as crianças e propor reflexões sobre o território. Werymehe Braz, uma das mentoras da escola, também já foi estudante do Fiei, onde estudou esses desenhos, que têm grande importância na cultura indígena. 

"A pedagogia da Muã Mimãtxi não se limita às quatro paredes da sala de aula. Ela se relaciona com o meio ambiente, as plantas, os animais, de modo de que os estudantes entendam que essas dimensões também são de aprendizagem”, afirma Paulo Maia. Acompanhe o evento pelo canal Extensão UFMG no YouTube. 

Conheça a programação da UFMG Jovem

Equipe: Miryam Cruz (produção e reportagem), Marcia Botelho (edição de imagens) e Naiana Andrade (edição de conteúdo)