Meio Ambiente

UFMG participa da elaboração da Lista de Mamíferos do Brasil

Levantamento incluiu oito novas espécies desde a última contagem

O Brasil possui 759 espécies de mamíferos. As ordens Rodentia e Chiroptera, que incluem grandes roedores e morcegos, respectivamente, são as mais diversas. Juntas, elas reúnem mais espécies que as outras nove ordens de mamíferos encontradas no país. Três pesquisadores da UFMG integram o grupo da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) responsável pela elaboração da Lista de Mamíferos do Brasil, que incluiu oito novas espécies desde a última contagem. Em vídeo, cientistas explicam curiosidades sobre classificação dos indivíduos. 

A primeira Lista de Mamíferos produzida pela SBMz foi divulgada no segundo semestre de 2020 e atualizada no final do ano. De acordo com o Comitê de Taxonomia da Sociedade, a expectativa é de que sejam feitas atualizações a cada três meses. A lista contribui para auxiliar pesquisadores, biólogos, médicos veterinários e outros profissionais a reconhecer os indivíduos e a propor soluções como manejo de doenças e conservação de espécies. As informações estão disponíveis no site da SBMz.

Entrevistados: Edson Abreu Jr., coordenador do Comitê de Taxonomia da Sociedade Brasileira de Mastozoologia, Maria Clara do Nascimento, pesquisadora associada do Laboratório de Evolução Mamíferos da UFMG, e Daniel Casali, doutorando em Zoologia na UFMG 

Equipe: João Ameno (produção), Maria Carolina Martins (produção), Marcos Bispo (videografismo), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)