Institucional

UFMG participa hoje de encontros no MEC sobre estratégia de combate ao ‘Aedes aegypti’

A pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga, participa nesta terça-feira, 2, de encontros no Ministério da Educação (MEC) para a definição de estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika.

Além dos dirigentes de Extensão das universidades federais e dos institutos federais de educação, a reunião realizada pela manhã contou também com participação de representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Durante o encontro, o ministro Aloizio Mercadante ressaltou "a necessidade de envolvimento da comunidade acadêmica brasileira no enfrentamento desse desafio” e disse contar com o apoio efetivo de todas as instituições federais de ensino. Mercadante mencionou ainda a campanha #Zika Zero#, lançada na semana passada. “Vamos tentar conscientizar 40 milhões de estudantes do ensino básico e quase oito milhões de estudantes de ensino superior", afirmou.

De acordo com a professora Claudia Mayorga, "as universidades vêm desenvolvendo ações importantes de extensão e pesquisa que já têm colaborado com maior conhecimento e mobilização da sociedade diante desse problema. Essas ações precisam ser articuladas e cada vez mais difundidas na comunidade acadêmica e em outros setores da sociedade".

Agora à tarde, os pró-reitores estão reunidos para discutir proposta conjunta da extensão em âmbito nacional. Segundo informações da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), nos dias 19 e 26 de fevereiro e 4 de março será realizada mobilização da educação nacional em prol do combate ao mosquito. Nessas datas, as escolas, além de discutir internamente o tema, farão ações de combate ao Aedes aegypti em suas comunidades.