Arte e Cultura

Democracia plural: UFMG promove e sedia ‘9º Congresso internacional sobre culturas’

Pesquisadores do Brasil, Portugal, Moçambique e outros países estarão reunidos de 6 a 10 de novembro, e atividades serão abertas ao público; evento é realizado pela Procult e pela InterCult

Show 'Eras', do Coletivo Negras Autoras, apresentado na edição de 2017 do Festival de Inverno UFMG
Show 'Eras', do Coletivo Negras Autoras, apresentado na edição de 2017 do Festival de Inverno UFMG Foto: Lucas Braga | UFMG

Começa na próxima segunda-feira, 6 de novembro, o 9º Congresso internacional sobre culturas – Diálogos por uma democracia plural, realizado pela Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult) e pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG.

O encontro, aberto ao público, será realizado on-line e de forma presencial, no Conservatório UFMG, Centro Cultural UFMG e Espaço do Conhecimento UFMG. As mesas-redondas serão transmitidas pelo YouTube, e os grupos de trabalho, na plataforma Zoom. O objetivo central é debater o papel das culturas na promoção da democracia.

Até 10 de novembro, pesquisadores do Brasil, Portugal, Moçambique, Uruguai, Equador e outros países vão apresentar quase 400 trabalhos. As apresentações estão divididas em seis grupos: Culturas e democracias, Diversidade cultural, Culturas, comunicação, redes e tecnologias, Culturas e modos de vida, Culturas, artes e saberes populares e Culturas e universidades. As apresentações presenciais serão realizadas ao longo do dia 7 de novembro, e as virtuais, nos dias 9 e 10.

Além dos GTs, o congresso vai abrigar oito mesas-redondas com pesquisadores, artistas, ativistas e políticos. As mesas presenciais serão realizadas no dia 6, com transmissão on-line, e as virtuais estão distribuídas ao longo dos demais dias da programação.

A mesa de abertura, às 9h desta segunda-feira, terá a presença do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, do pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli, do professor Urbano Sidoncha, da Universidade da Beira Interior, de Portugal, e da cantora Titane, que também fará o show de abertura do congresso. A programação também prevê o lançamento de dois livros: Políticas culturais: diálogos possíveis, de  Antônio Albino Canelas Rubim, e Política cultural: fundamentos, de Bernardo Mata-Machado.

Superação dos autoritarismos e da barbárie
A necessidade de superação efetiva dos autoritarismos e da barbárie, atualmente em ascensão, põe em cena a discussão e a disputa das variadas concepções de democracia possíveis e a construção de seus mundos correlatos. Democracias restritas ao Estado, suas estruturas, funcionamento e ritos, e democracias mais abrangentes, que envolvam toda a sociedade e suas relações sociais são algumas das concepções em tensionamento.

Pesquisadoras e pesquisadores das artes, culturas, letras, ciências sociais e humanas, da filosofia, do patrimônio e de áreas afins são convidados a refletir sobre o papel das culturas, em suas múltiplas dimensões e transversalidades, na emergência de outras compreensões e práticas da democracia, com ênfase na pluralidade.

A nona edição do Congresso internacional sobre culturas é a primeira realizada pela recém-criada Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas, que reúne universidades de língua portuguesa com o objetivo de compartilhar saberes, informações, experiências e ampliar os debates em países lusófonos. A InterCult foi oficializada em dezembro de 2022 para formalizar a articulação iniciada pela Universidade da Beira Interior e a Universidade Federal da Bahia, em 2013, e ampliada, desde então, por universidades integrantes da Rede Culturas.

Além das 18 universidades parceiras, esta edição do congresso abre espaço, também, para participantes de outros países da América Latina, independentemente do idioma.

Serviço
9º Congresso internacional sobre culturas – Culturas: diálogos por uma democracia plural
6 a 10 de novembro – presencial e on-line

Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte), Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários) e Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte)

Outras informações e a programação estão no site do congresso

Realização da Associação Internacional de Pesquisadores em Cultura (InterCult) e da Pró-reitoria de Cultural da UFMG (Procult)

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Cultura da UFMG