Pesquisa e Inovação

UFMG realiza estudo sobre prática de eSports por jovens mulheres

Estudo investiga as relações profissionais e de lazer das mulheres com os eSports

Mulheres são maioria entre gamers
Mulheres são maioria entre jogadores de vídeo games no Brasil, mas ainda encontram barreiras nos campeonatos profissionais.Fofo: pxhere.com / CC0 BY-NC 2.0

Diferentes pesquisas mostram que as mulheres são maioria entre jogadores de videogame no Brasil, porém os campeonatos de eSports ainda são dominados por jogadores homens. Para tentar entender os motivos que levam a essa disparidade,  uma pesquisa da UFMG busca analisar a prática de eSports, por mulheres.
O estudo é realizado pelo Grupo de Estudos em Sociologia e Pedagogia do Esporte e do Lazer (Gespel), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, coordenado pela professora Ana Cláudia Porfírio Couto.

O grupo elaborou um questionário para ser respondido por jogadoras – profissionais ou não – de eSports que estejam interessadas em participar do estudo. Mulheres que jogam ou tenham jogado videogames, de forma profissionais ou não, são convidadas a participar da pesquisa por meio de um questionário online. O tempo médio de resposta é de cinco minutos. Mais informações e o link do questionário estão disponíveis no @gespel_ufmg.

O Expresso 104,5 conversou com o estudante de Ciências Sociais e bolsista do Gespel, João Victor Figueiredo Moreira, que desenvolve o estudo.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto.

Produção: Filipe Sartoreto