Uso da ‘sala segura’ do Inep é tema de oficina na FaE

Ambiente sedia o Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), que dá acesso a dados educacionais individualizados coletados pelo instituto e permite cruzá-los com bases externas

Cabines do Sedap no segundo andar da Biblioteca Central da UFMG
Cabines do Sedap no segundo andar da Biblioteca Central da UFMG Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária UFMG

Na próxima semana, será realizada, na Faculdade de Educação (FaE), uma oficina de preparação para o uso do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap). Por meio desse serviço, é possível acessar os dados educacionais individualizados coletados e  sistematizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e cruzá-los com bases de dados externas.

O Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) existe desde 2015 na sede do Inep, em Brasília; em meados deste ano, foi inaugurado um núcleo do Sedap na Biblioteca Central, no campus Pampulha, que possibilita o acesso remoto e controlado a esses dados. A UFMG é a primeira instituição brasileira – entre universidades, institutos federais e centros de educação tecnológica – a ter uma “sala segura” do Inep.

Promovida pelo Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Educacionais (NuPeDe) da Faculdade de Educação, a oficina será ministrada nos dias 28 e 29, das 14h às 17h, na sala 1202 da unidade. O número de vagas é limitado, e as inscrições devem ser feitas por meio deste formulário. Serão emitidos certificados de participação.

Entre outros aspectos, a oficina vai explicar como conseguir acesso ao espaço, discutir particularidades dos programas e dos formatos das informações disponíveis e informar como o interessado deve se preparar para a pesquisa. O objetivo é contribuir para que pesquisadores e gestores de políticas educacionais se apropriem desse serviço de forma mais produtiva.

A oficina será facilitada pela pesquisadora Izabel Costa da Fonseca, que é pós-doutoranda na Faculdade de Educação da UFMG. Izabel foi a primeira pesquisadora a utilizar a "sala segura" do Inep na UFMG.

Normas de acesso
Em cumprimento aos preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as informações acessadas no Sedap não podem ser copiadas, guardadas, retransmitidas ou compartilhadas com outros órgãos ou entidades públicas e privadas. Por isso, não é permitido adentrar o local portando bolsas nem aparelhos eletrônicos, como celular e pen-drive. Pesquisadores da Universidade e de outras instituições podem utilizar o serviço mediante agendamento pelo e-mail nucleosedap@ufmg.br.

Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária