Ensino

Processo de revalidação de diplomas estrangeiros pela UFMG continua aberto

Interessados têm até 12 de dezembro para se inscreverem

Requerente deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil
Requerente deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil Domínio público

Estão abertas, até 12 de dezembro, as inscrições para apresentação de pedidos de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior. Elas serão efetuadas exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori, em fluxo contínuo, até o limite de vagas disponíveis para cada curso.

Ocupadas todas as vagas para determinado curso, o sistema aceitará inscrições apenas para fila de espera. Não serão aceitos protocolos de documentos de requerentes não inscritos na Plataforma especificada ou não alocados nas vagas disponíveis. O interessado deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil.

Todos os interessados que cumprirem as normas do edital terão suas inscrições aceitas para avaliação, não havendo restrição para diplomas de  qualquer instituição estrangeira. O processo de revalidação para o curso de Medicina continua suspenso e com data de retomada ainda indefinida.

Caso o diploma do requerente se refira a curso inexistente na UFMG, ou ainda não reconhecido pelo Ministério da Educação na Universidade, o interessado deverá indicar, durante sua inscrição, o curso que tenha maior proximidade com o que fez no exterior. A tabela com os cursos ofertados pela UFMG reconhecidos pelo Ministério da Educação encontra-se no Anexo do Edital e na Plataforma Carolina Bori.

Será cobrada taxa de R$ 962,54 para a abertura do processo, que é conduzido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O interessado poderá habilitar-se à isenção parcial ou total da taxa, desde que se submeta à análise socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Mais informações podem ser obtidas pelo email revalidacao@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-3911 e 3409-6433.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Graduação