Seminário vai mostrar ações da UFMG pela sustentabilidade

Conferencistas vão abordar o consumo racional de água e energia elétrica, a consolidação da Estação Ecológica como área preservada e o manejo de cães e gatos

vsd
A Estação Ecológica é uma área natural protegida e gerenciada pela UFMGFoca Lisboa | UFMG

Professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), do Instituto de Geociências (IGC), da Escola de Veterinária e da Escola de Engenharia, gestores e servidores técnico-administrativos estarão entre os conferencistas do 1º Seminário UFMG Sustentável, que a Universidade sediará nos dias 9 e 10 de agosto.

O evento vai divulgar algumas ações que a instituição desenvolve para promoção da sustentabilidade. A ideia nasceu durante a semana do meio ambiente, que foi celebrada na UFMG na primeira semana de junho deste ano.

A concepção do seminário, como relata o professor Braz Cardoso, da Escola de Engenharia, se deu no contexto do lançamento do portal UFMG Sustentável, pela Comissão Permanente de Gestão Energética, Hídrica e Ambiental (CPGEHA). "O portal contém informações sobre as ações institucionais na área ambiental, sobre a gestão de energia elétrica, recursos hídricos e resíduos sólidos na Universidade. Visa à promoção da sustentabilidade na esfera administrativa e nas práticas de ensino, pesquisa e extensão", define o professor.

O evento será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG no YouTube

Programação
O evento será aberto na segunda, às 10h, pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Na sequência, a diretora e o gerente administrativo da Estação Ecológica, Maria Auxiliadora Drumond e Vinícius Matos, e as professoras Janise Dias e Andrea Siqueira, do ICB, vão tratar da consolidação do espaço como área protegida, seus valores culturais e naturais. Os conferencistas também vão refletir sobre aspectos biogeográficos, sobre a importância socioambiental e sobre os desafios de gestão da Estação.

Às 14h, na conferência Manejo ético populacional de cães e gatos na UFMG: experiências e resultados, serão apresentados a metodologia e os resultados do trabalho executado pela Comissão Permanente de Políticas para Animais da UFMG, instituída em 2018. Participarão os professores Danielle Magalhães e Gustavo Canesso, da Escola de Veterinária.

O Projeto Oásis, que integra o esforço para reduzir gastos de energia elétrica na Universidade, será o tema de conferência no dia 10, a partir das 10h. A iniciativa, que investiga diferentes tecnologias utilizadas para geração e armazenagem de energia, será detalhada por Braz Cardoso, pelos professores da Escola de Engenharia Thales Maia, Wadaed Uturbey e Sidelmo Silva e pelo engenheiro Felipe Coura, do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da UFMG.

Por fim, ainda na terça, 10, às 14h, na conferência Estudo de alternativas para produção de água e racionalização do consumo no campus Pampulha da UFMG, será apresentado o projeto para inserção de novos mananciais subterrâneos e instalação de equipamentos de redução do consumo de água nos banheiros da instituição. Os conferencistas serão os professores do IGC Leila Menegasse, Rodrigo de Paula e Paulo Galvão e Marcelo Libânio, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O seminário é uma iniciativa da CPGEHA, organizada em conjunto com o DGA, sob coordenação do diretor Túlio Siqueira e da engenheira ambiental e sanitarista Jomara Nogueira.

Matheus Espíndola