UFMG Talks aborda avanços e impactos no campo das vacinas

Professores Flávio Guimarães, do ICB, e Lilian Diniz, da Faculdade de Medicina, conversam com o público na próxima quarta-feira

Vacinação em crianças é um dos temas abordados por Lilian Diniz
Vacinas garantiram controle e erradicação de doenças nas últimas décadasWilson Dias / Agência Brasil

A próxima edição do UFMG Talks vai tratar dos importantes avanços científicos no campo da vacinação, que, nas últimas décadas, foram responsáveis pelo controle e pela erradicação de graves doenças contagiosas. Com o tema Vacinas: Imunizar por quê, o evento será realizado na próxima quarta-feira, 4 de setembro, a partir das 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Belo Horizonte.

O assunto será tema de bate-papo dos professores Flávio Guimarães, do ICB, e Lilian Diniz, da Faculdade de Medicina, com o público. Eles apresentarão as últimas descobertas e os avanços da Universidade na área, assim como os impactos da imunização na saúde da população.

Flávio Guimarães: cuidados da população com doenças teve décrescimo nos últimos anos
Guimarães: desconfiança com vacinas se deve às fake newsArquivo pessoal

Flávio Guimarães, do Departamento de Microbiologia, citará exemplos de sucesso e participação da UFMG no desenvolvimento de vacinas, com destaque para a imunização de cães contra leishmaniose, estudo pioneiro no mundo. Guimarães também vai relatar outras investigações da UFMG para proteção contra doenças como malária e dengue, além do uso de nanocompósitos, que aumentam a potência de vacinas já existentes.

Segundo Guimarães, as pessoas já não temem as doenças como antigamente. “O aumento da circulação de fake news sobre o assunto prejudica as estratégias de prevenção", afirma ele, que vai oferecer explicações básicas sobre vacina e seus mecanismos de funcionamento, sua importância para a saúde pública mundial, além de discorrer sobre a história do movimento antivacina.

Lilian Diniz: imunização infantil reduz mortes e hospitalização
Lilian: imunização infantil reduz mortes e hospitalização Divulgação / Centro Cultural do Banco do Brasil

Impactos
A professora Lilian Diniz, do Departamento de Pediatria, vai se deter sobre aspectos práticos do processo de imunização. Segundo ela, determinados grupos devem ser protegidos especificamente contra as doenças que atuam de forma mais ativa em suas faixas etárias. O calendário vacinal e as doenças de maior morbidade, como meningite, tuberculose e hepatite, também serão abordados em sua apresentação.

Lilian também vai realçar a importância da proteção individual e coletiva, os efeitos adversos da vacina, a redução de casos mais graves e os impactos da vacina na infância.

Após breve apresentação de cada palestrante, será aberta conversa com o público, que poderá encaminhar perguntas por meio de aplicativo de mensagem. O UFMG Talks tem duração de 60 minutos e é disponibilizado na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube e no site da Pró-reitoria de Pesquisa. A entrada é gratuita, e as senhas serão distribuídas na bilheteria do CCBB na própria quarta-feira, a partir das 18h.

Trajetórias
Flávio Guimarães desenvolve pesquisas nas áreas de Vacinologia e Virologia. É graduado em Ciências Biológicas com mestrado e doutorado em Microbiologia pela UFMG. Fez pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, nos Estados Unidos, e no Centro de Pesquisas René Rachou, em Belo Horizonte. Integra equipe de pesquisadores que desenvolve vacina contra a dengue e também trabalha no CT Vacinas, formado por parceria entre UFMG, Instituto René Rachou e Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

Lilian Diniz atua como preceptora da residência médica em Infectologia Pediátrica na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). É graduada em Medicina pela UFMG, com residência médica em Pediatria e Infectologia Pediátrica no Hospital das Clínicas, mestrado e doutorado em Ciência da Saúde pela UFMG, com pesquisa sobre crianças infectadas pelo HIV.

Diversidade
O UFMG Talks já promoveu bate-papos sobre inteligência artificial, nanotecnologia e identidade do povo brasileiro. Uma vez por mês, são convidados dois pesquisadores da Universidade ou com trabalhos de destaque em suas áreas para uma conversa descontraída que aproxime o público da academia. O projeto é inspirado no formato TED, sigla em inglês para Technology, Entertainment and Design.

A edição de outubro (dia 9) vai abordar as fake news e a sua capacidade de disseminação na sociedade. Os convidados são os professores Fabrício Benevenuto, do DCC, e Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social. Em 6 novembro, Ivan Domingues, da Filosofia, e Silvia Guatimosim, do ICB, vão discorrer sobre as Modificações genéticas em humanos

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG. Conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Samuel Resende