UFMG tem seleção aberta para segunda licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena e em Educação Bilíngue para Surdos
Cursos de graduação de oferta pontual foram aprovados no mês passado pelo Conselho Universitário
Estão abertas, até 26 de julho, as inscrições para os processos seletivos da Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue para Surdos e da Segunda Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena. As formações estão vinculadas, respectivamente, às faculdades de Letras (Fale) e de Educação (FaE) e financiadas no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).
Os dois cursos de graduação, de oferta pontual, foram aprovados no mês passado pelo Conselho Universitário. A entrada será no segundo semestre de 2024, com 30 vagas para cada formação, sem cobrança de taxa para participação no processo seletivo.
“Ao propor em tempo recorde a oferta desses novos cursos de graduação, a UFMG reafirma seu compromisso com a educação básica, compreendendo que fortalecer tal articulação é um de seus maiores desafios nos próximos anos”, destaca Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.
Alternância
A segunda Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena é destinada a professores que atuam em escolas e comunidades indígenas e já tenham cursado uma licenciatura. Ela terá duração de quatro semestres, no formato pedagógico de alternância, como o curso regular de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei) – quatro a cinco semanas, a cada semestre, de atividades em tempo integral no campus Pampulha, mais um período de projetos de estudos nos territórios.
O curso terá total de 1.440 horas e será dividido em três eixos temáticos: História, línguas, memória e poéticas indígenas na escola; Gestão comunitária e processos de produção de conhecimento na educação intercultural indígena e Práticas na educação escolar intercultural indígena.
Os candidatos deverão apresentar memorial que contemple pertencimento, trajetória de vivências em sua cultura, experiências na primeira licenciatura e como professores e, por fim, expectativas sobre o curso. A avaliação será baseada em três critérios: adequação discursiva e conceitual, consistência argumentativa e adequação formal.
Formação continuada de professores surdos
A Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos é destinada a professores da rede pública de educação básica, com conhecimento de Libras, que serão habilitados a atuar na educação básica – em escolas comuns, em escolas bilíngues e em escolas especiais que atendam a alunos surdos – e na formação continuada de professores de surdos.
O curso terá 1.170 horas e será ofertado no formato pedagógico presencial por meio das disciplinas Práticas integradoras em educação bilíngue (1 e 2) e Laboratório de produção de materiais didáticos bilíngues (1 e 2). As atividades serão híbridas (parte presenciais, parte a distância).
Os candidatos deverão apresentar um vídeo em Libras, de autoria própria, com breve apresentação pessoal e de sua trajetória. Na avaliação, serão valorizados a adequação discursiva e o uso de recursos linguísticos apropriados.
Para os dois cursos, poderá ser oferecida bolsa mensal de R$ 700 para pessoas indígenas, pretas, pardas, quilombolas, surdas e integrantes do público-alvo da educação especial.