Ensino

UFMG tem seleção aberta para segunda licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena e em Educação Bilíngue para Surdos​

Cursos de graduação de oferta pontual foram aprovados no mês passado pelo Conselho Universitário

Estudantes indígenas em ato na UFMG:
Estudantes indígenas em ato na UFMG: licenciatura terá o formato pedagógico de alternância, o mesmo adotado pela FieiFoto: Raphaella Dias | UFMG

Estão abertas, até 26 de julho, as inscrições para os processos seletivos da Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue para Surdos e da Segunda Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena. As formações estão vinculadas, respectivamente, às faculdades de Letras (Fale) e de Educação (FaE) e financiadas no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).

Os dois cursos de graduação, de oferta pontual, foram aprovados no mês passado pelo Conselho Universitário. A entrada será no segundo semestre de 2024, com 30 vagas para cada formação, sem cobrança de taxa para participação no processo seletivo.
“Ao propor em tempo recorde a oferta desses novos cursos de graduação, a UFMG reafirma seu compromisso com a educação básica, compreendendo que fortalecer tal articulação é um de seus maiores desafios nos próximos anos”, destaca Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de graduação.

Alternância
A segunda Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena é destinada a professores que atuam em escolas e comunidades indígenas e já tenham cursado uma licenciatura. Ela terá duração de quatro semestres, no formato pedagógico de alternância, como o curso regular de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei) – quatro a cinco semanas, a cada semestre, de atividades em tempo integral no campus Pampulha, mais um período de projetos de estudos nos territórios.

O curso terá total de 1.440 horas e será dividido em três eixos temáticos: História, línguas, memória e poéticas indígenas na escola; Gestão comunitária e processos de produção de conhecimento na educação intercultural indígena e Práticas na educação escolar intercultural indígena.

Os candidatos deverão apresentar memorial que contemple pertencimento, trajetória de vivências em sua cultura, experiências na primeira licenciatura e como professores e, por fim, expectativas sobre o curso. A avaliação será baseada em três critérios: adequação discursiva e conceitual, consistência argumentativa e adequação formal.

Formação continuada de professores surdos
A Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos é destinada a professores da rede pública de educação básica, com conhecimento de Libras, que serão habilitados a atuar na educação básica – em escolas comuns, em escolas bilíngues e em escolas especiais que atendam a alunos surdos – e na formação continuada de professores de surdos.

O curso terá 1.170 horas e ofertado no formato pedagógico presencial por meio das disciplinas Práticas integradoras em educação bilíngue (1 e 2) e Laboratório de produção de materiais didáticos bilíngues (1 e 2). As atividades serão híbridas (parte presenciais, parte a distância).

Os candidatos deverão apresentar um vídeo em Libras, de autoria própria, com breve apresentação pessoal e de sua trajetória. Na avaliação, serão valorizados a adequação discursiva e o uso de recursos linguísticos apropriados.

Para os dois cursos, poderá ser oferecida bolsa mensal de R$ 700 para pessoas indígenas, pretas, pardas, quilombolas, surdas e integrantes do público-alvo da educação especial.

Leia o edital.