Arte e Cultura

Exposição 'Feminæ' pode ser visitada até sexta-feira

Mostra foi concebida para dar visibilidade à capacidade de expressão artística das mulheres

A obra 'Morrem tantos homens e eu aqui tão só', de Teresinha Soares, é um dos destaques da exposição Raíssa César/UFMG

exposição Feminæ, instalada no saguão da Reitoria, no campus Pampulha, permanece aberta ao público até sexta-feira, 8 de junho. A mostra, lançada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, conta com 19 obras produzidas por mulheres que integram o acervo artístico da UFMG, além de seis artistas visuais contemporâneas e textos de 13 escritoras brasileiras.

Os visitantes podem apreciar originais de artistas como Ana Horta, Teresinha Soares e Yara Tupinambá, que compõem acervo mantido pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG. Esses trabalhos são exibidos com produções de artistas contemporâneos como Annie Rottenstein, Dyana Santos, Patricia Franca-Huchet, entre outras artistas.

Com curadoria de artes visuais dos professores Christiana Quady e Fabrício Fernandino, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes, a mostra foi concebida para dar visibilidade ao poder de expressão das mulheres. Em latim, o termo feminæ remete a tudo aquilo que é relativo à mulher.

Um dos destaques da mostra é a diversidade de técnicas e linguagens utilizadas pelas artistas, como tapeçaria, escultura, instalação e telas, o que, na visão de Christiana Quady, revela uma contribuição tipicamente feminina no campo das artes visuais. “Ao longo da história, muitas mulheres trabalharam com materiais que não faziam parte da hierarquia de materiais da arte", justifica.

A curadoria do eixo literário ficou a cargo das professoras Vera Casanova e Leda Maria Martins, da Faculdade de Letras. Os textos de escritoras brasileiras, várias delas integrantes ou ex-integrantes da comunidade universitária, estão dispostos ao longo da exposição e abordam desde questões pessoais que cercam o cotidiano das artistas até temas mais amplos, relacionados a representação e identidade social, política e imaginário coletivo. Adélia Prado, Ana Martins Marques, Orides Fontela e Conceição Evaristo são algumas das escritoras com trabalhos expostos.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG sobre a exposição.

A mostra pode ser visitada das 8 às 18h, no saguão do prédio da Reitoria, no campus Pampulha. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 99208-7579 ou pelo site Cultura UFMG

Com Diretoria de Ação Cultural da UFMG