Notícias Externas

Uma menina e suas bonecas falantes: ‘O Jardim de Chloe’ trata do poder da amizade e da gratidão

Obra nasceu de uma oficina de escrita criativa da qual a autora, Renata Bicalho, participou na Costa Rica, país onde vive

Livro lançado em três idiomas oferece interação com as ilustrações por meio de QR codes
Livro lançado em três idiomas oferece interação com as ilustrações por meio de QR codes Reprodução

O encontro de uma garotinha de 7 anos com suas bonecas abre as portas para a narrativa de O Jardim de Chloe. Na história de bonecas falantes, um gato travesso e um elefante sonhador é explorado o poder que os amigos têm de encorajar uns aos outros. Além das aventuras do livro, é com o apoio da tecnologia que o encantamento se completa: as crianças podem interagir com as ilustrações por meio da tecnologia dos QR codes dispostos ao longo do livro. Lançado em três idiomas, português, espanhol e inglês, o livro conta essa trajetória de superação de medos, coragem para realizar sonhos, alegria em poder ajudar os nossos amigos e o hábito da gratidão.

Quem contou sobre a produção do livro no programa Universo Literário desta quarta, 26, foi a professora, fotógrafa e escritora Renata Bicalho. A autora detalhou alguns pontos da história e a diversidade que se faz presente no perfil das bonecas falantes, entre as quais há uma bailarina e uma sereia, mas também uma astronauta e uma dj. Renata também explicou como a história nasceu, a partir de textos independentes que produziu em uma oficina de escrita criativa na Costa Rica, país onde vive há mais de cinco anos.

“A gente fazia exercícios de escrita livre. A professora dá um tema, uma foto, uma música, cada dia algo diferente, e a gente escreve na hora. Fiz isso por um ano. No final, a professora me perguntou se eu tinha reparado que a maioria dos meus textos eram partes da mesma história. Eu ri e falei que não. Ela me deu como ‘dever de casa’, a tarefa de digitar, imprimir e ler os textos em ordens diferentes porque ela tinha certeza que eu encontraria o ‘fio mágico’ que uniria a história. Passei umas duas semanas sem encontrar, mas um dia percebi que a história já estava pronta”, revelou.

A conversa também abordou os processos de tradução para inglês, feita inicialmente pela própria autora, e espanhol, pelas mãos de uma profissional, e como a experiência de ter morado em vários países e atuado em profissões diferentes influenciam na escrita de Renata Bicalho. Mais informações sobre O Jardim da Chole e as produções da escritora estão em seu site oficial.

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas