Uma menina e suas bonecas falantes: ‘O Jardim de Chloe’ trata do poder da amizade e da gratidão
Obra nasceu de uma oficina de escrita criativa da qual a autora, Renata Bicalho, participou na Costa Rica, país onde vive
O encontro de uma garotinha de 7 anos com suas bonecas abre as portas para a narrativa de O Jardim de Chloe. Na história de bonecas falantes, um gato travesso e um elefante sonhador é explorado o poder que os amigos têm de encorajar uns aos outros. Além das aventuras do livro, é com o apoio da tecnologia que o encantamento se completa: as crianças podem interagir com as ilustrações por meio da tecnologia dos QR codes dispostos ao longo do livro. Lançado em três idiomas, português, espanhol e inglês, o livro conta essa trajetória de superação de medos, coragem para realizar sonhos, alegria em poder ajudar os nossos amigos e o hábito da gratidão.
Quem contou sobre a produção do livro no programa Universo Literário desta quarta, 26, foi a professora, fotógrafa e escritora Renata Bicalho. A autora detalhou alguns pontos da história e a diversidade que se faz presente no perfil das bonecas falantes, entre as quais há uma bailarina e uma sereia, mas também uma astronauta e uma dj. Renata também explicou como a história nasceu, a partir de textos independentes que produziu em uma oficina de escrita criativa na Costa Rica, país onde vive há mais de cinco anos.
“A gente fazia exercícios de escrita livre. A professora dá um tema, uma foto, uma música, cada dia algo diferente, e a gente escreve na hora. Fiz isso por um ano. No final, a professora me perguntou se eu tinha reparado que a maioria dos meus textos eram partes da mesma história. Eu ri e falei que não. Ela me deu como ‘dever de casa’, a tarefa de digitar, imprimir e ler os textos em ordens diferentes porque ela tinha certeza que eu encontraria o ‘fio mágico’ que uniria a história. Passei umas duas semanas sem encontrar, mas um dia percebi que a história já estava pronta”, revelou.
A conversa também abordou os processos de tradução para inglês, feita inicialmente pela própria autora, e espanhol, pelas mãos de uma profissional, e como a experiência de ter morado em vários países e atuado em profissões diferentes influenciam na escrita de Renata Bicalho. Mais informações sobre O Jardim da Chole e as produções da escritora estão em seu site oficial.
Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas