Notícias Externas

Vânya Pasa, da Química, passa a integrar o Conselho Nacional de Política Energética

Docente tem vasta experiência em pesquisas sobre biodiesel e bioquerosene

wfdgw
Vânya Pasa coordena o Laboratório de Ensaio de Combustíveis (LEC)Foto: Foca Lisboa | UFMG

A professora Vânya Márcia Duarte Pasa, do Departamento de Química do ICEx, é uma das quatro mulheres nomeadas para compor o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Presidido pelo ministro de Minas e Energia, o CNPE assessora a presidência da república em assuntos referentes às políticas energéticas do Brasil. 

Na UFMG, a professora Vânya Pasa coordena o Laboratório de Ensaio de Combustíveis (LEC). Desde a sua criação, no ano 2000, o LEC atende demandas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Procon de Minas Gerais, nas ações de fiscalização e controle da qualidade dos combustíveis. Referência internacional, o LEC foi o primeiro laboratório da América do Sul credenciado para certificação de bioquerosene. 

Com mandato de dois anos no CNPE, a professora da UFMG deve contribuir com sua ampla experiência em pesquisas sobre, por exemplo, biodiesel e bioquerosene. A primeira reunião do Conselho foi realizada no dia 17 de março, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de expressivo número de ministros. Na ocasião, foram tomadas decisões sobre o percentual obrigatório de biodiesel na composição do diesel vendido no país. 

Vânya Pasa considerou sua nomeação "motivo de muito orgulho e uma grande responsabilidade". "Trata-se de mais uma oportunidade que a academia tem de contribuir para o desenvolvimento das políticas energéticas, tema central e estratégico para o nosso país”, declarou.