Saúde

Versão reformulada de jogo sobre a Covid-19 ganha conteúdos e atratividade

Projeto da Faculdade de Medicina usa o formato de quiz para promover a prevenção

Jogo agora tem novo layout e linguagem mais compreensível
Jogo tem novo layout e linguagem mais compreensível Reprodução

A Faculdade de Medicina da UFMG reformulou o quiz Covid-19: você sabia? com mudanças do layout, que ganhou o estilo de jogos eletrônicos, e melhorou a acessibilidade e a experiência do usuário. O conteúdo agora está alinhado com o desafio de retornar ao "novo normal", com cuidados também para o convívio fora de casa.

“As adaptações seguem a proposta de deixar o jogo mais atrativo aos jovens e mais desafiador em relação à jogabilidade. A linguagem foi modificada para tornar as orientações de mais fácil compreensão", explica a professora Zilma Reis, coordenadora do projeto e do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo ela, a nova versão foi organizada segundo os temas Coronavírus, Cuidados, Saúde, Máscaras, Limpeza e Convívio. 

O objetivo é levar as melhores práticas de cuidados indispensáveis durante a pandemia diretamente aos jovens, que não são considerados grupo de risco e talvez por isso não se atentem tanto aos cuidados de prevenção. “O jovem tende a ser mais impaciente com as restrições de circulação e de socialização. Dados epidemiológicos de Minas Gerais mostram que 46,5% dos casos de Covid-19 notificados são de pessoas com idade inferior a 39 anos. O jogo quer engajá-los na causa da proteção coletiva e proporcionar informações confiáveis para que compreendam os motivos e como devem se comportar em casa e no convívio em sociedade”, ressalta a coordenadora.

O jogo é um projeto desenvolvido em conjunto com o curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG. As mudanças incluem também infográficos – tanto para ilustrar as técnicas de cuidado como dar feedback final do número de questões respondidas, o que poderá ser divulgado nas redes sociais – e o uso de tipologia e cores conforme padrões de legibilidade em diversos dispositivos.

Matéria mais detalhada sobre novidades introduzidas no jogo está disponível no Portal da Faculdade de Medicina.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina