Vida na metrópole é destaque da agenda de maio do Espaço do Conhecimento
Exposição e oficinas lançam olhar afetivo sobre a RMBH; atividades acessíveis em Libras e observação astronômica são outras atrações da programação
O Espaço do Conhecimento UFMG promove, neste mês, uma extensa programação com visita mediada à exposição MetropoliTRAMAS, atividade acessível em Libras sobre a comunicação com pessoas surdas no ambiente de trabalho, dois encontros do projeto Espaço aberto a educadores e uma oficina especial para avós e netos. Os participantes poderão, ainda, criar suas próprias constelações, conhecer narrativas do povo amazônico e dialogar sobre o que é ser um cidadão metropolitano.
A mostra MetropoliTRAMAS terá uma visita mediada neste domingo, 5, às 15h. Ao percorrer diferentes caminhos e trajetos, conexões e sentimentos, histórias e memórias, encontros e desencontros, os participantes poderão ver como cada instalação retrata vivências que envolvem o cotidiano dos cidadãos metropolitanos.
Outras duas atividades sobre a vida em metrópole serão realizadas nos dias 12 e 25. Na primeira, O que é ser um cidadão metropolitano? buscará refletir sobre as tensões e os prazeres de habitar essa região, além de discutir como o exercício da cidadania auxilia no processo de construção da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e da urbanidade. No dia 25, sábado, a oficina Histórias e memórias na RMBH criará um ambiente para fortalecer os laços entre avós e netos. O ponto de partida será a instalação Tramas afetivas, presente na exposição MetropoliTRAMAS.
Diálogo com educadores
Nos dias 2 (às 10h) e 11 (às 15h), o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço promoverá a atividade Espaço aberto a educadores com o objetivo de ampliar o diálogo do museu com as escolas. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. O Sábado com Libras, que será realizado no dia 4, às 14h, terá o tema Profissões sem barreiras. A atividade visa ampliar e estimular a comunicação com pessoas surdas no ambiente de trabalho. Na oficina Lendas da Amazônia, dia 26, haverá uma contação de histórias dinâmica e interativa das lendas do Muiraquitã, Curupira, Iara, Vitória Régia e Matinta Pereira.
O Espaço promove três oficinas com temática astronômica neste mês. Em Um dia de astronauta, no sábado, 11, os participantes vão explorar o sonho de criança em se tornar um astronauta. No dia 30, os amantes da astronomia serão apresentados às narrativas de origem Maia que explicam as constelações reconhecidas por esse povo na oficina Constelações do Popol Vuh. No dia 31, a atividade Coleção de estrelas promoverá a criação de mapas estelares pelos participantes. As oficinas ocorrerão sempre às 15h e têm vagas limitadas.
Aos sábados e domingos, haverá sessões gratuitas de observação noturna e solar no Terraço Astronômico. Cento e cinco ingressos serão distribuídos na recepção no dia da atividade, sujeita a condições climáticas.
O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700 – Funcionários. O museu abre dee terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h. A taxa de entrada é cobrada apenas nas sessões do Planetário, realizadas de terça a domingo, em horários informados no site.