Pesquisa e Inovação

Workshop na Engenharia discute desafios da indústria inteligente

Indústria contemporânea enfrenta o desafio de processar grande volume de informações
Indústria contemporânea enfrenta o desafio de processar grande volume de informações Foto: Pedro Revillion / Palácio Piratini / Fotos Públicas / 16.10.2014

Será realizado nesta quinta, 19, na Escola de Engenharia, o workshop AIMday Smart Industries, evento que reunirá representantes de universidades e de empresas com o objetivo de discutir os desafios da chamada indústria inteligente (smart industry). A smart industry integra a manufatura com a tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos.

Os especialistas estrangeiros do workshop são oriundos da Suécia, país que está na fronteira do desenvolvimento de tecnologias voltadas para a smart industry. Da UFMG, um dos participantes é professor Antonio Braga, especialista em redes neurais artificiais. Segundo ele, big data e analytics, sistemas autônomos adaptativos, computação em nuvem, integração horizontal e vertical de sistemas, sistemas físico-cibernéticos e cybersegurança são algumas das tendências tecnológicas que serão abordadas no workshop.

“Trata-se de uma revolução que ocorre no mundo todo, em todos os setores, e que envolve desde as empresas de manufatura às que vendem tecnologia”, diz. Ele acrescenta que, com a aquisição de equipamentos cada vez mais complexos, a indústria precisa aprender a processar a grande quantidade de informações e dados do mundo moderno.

“A iniciativa de operar sob o conceito de smart industry decorre da necessidade de resolver um problema que já é real para a indústria: o excesso de informação. Hoje, há sensores para tudo; eles recolhem informações sobre produção, processos produtivos, movimentação dos funcionários - e sob vários pontos diferentes. Se não consegue tratá-los como deveria, a indústria não consegue tirar dos dados tudo o que eles podem oferecer”, afirma ele, que coordena projeto de INCT que acaba de ser aprovado em chamada do CNPq.

Suecos na UFMG

O workshop AIMday Smart Industries será realizado das 8h30 às 16h30, na Escola de Engenharia. Depois da abertura do evento, às 9h, com presença do reitor Jaime Ramírez, parte da comitiva sueca vai se reunir com equipe da UFMG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). No mesmo horário, outros integrantes da comitiva participarão do seminário The Big Data Frontier in Natural Sciences, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

À tarde, integrantes da Universidade de Linköping se reunirão com o reitor para conversar sobre parcerias, enquanto outra parte da comitiva sueca visitarão as instalações do Centro de Microscopia da UFMG.

Outras informações sobre o workshop AIMday Smart Industries estão disponíveis no site do evento.