Workshop vai tratar de mídia e racismo

Iniciativa do Centro de Convivência Negra, da Fafich, atividade será conduzida pelo jornalista Pedro Borges

Pedro Borges: análise de reportagens da Folha e do portal Alma Preta
Pedro Borges: análise de reportagens da Folha e do portal Alma Preta Facebook / Pedro Borges

As relações entre mídia e racismo serão o tema central do workshop Mídias negras e os padrões de manipulação da grande imprensa, que será conduzido pelo pesquisador e jornalista Pedro Borges, do portal Alma Preta, nesta sexta, 1º, e no sábado, 2, no campus Pampulha.

As atividades serão realizadas no Laboratório de Informática da Faculdade de Educação (segundo andar, sala 538) e na sede do Centro de Convivência Negra, recém-inaugurado na Fafich (sala 1058), que é apoiado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

Pedro Borges, cofundador do portal de mídia negra Alma Preta e jornalista formado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), é um dos autores da pesquisa Narrativas brancas, mortes negras: análise da cobertura da Folha de S. Paulo sobre os massacres nos presídios em Manaus, Boa Vista e Natal – janeiro de 2017.

No primeiro dia do workshop, das 14h às 18h, Pedro Borges vai apresentar ao grupo as ferramentas utilizadas para analisar a cobertura da Folha sobre a crise do sistema carcerário, neste ano. Pedro vai propor, então, que os estudantes se dividam em grupos e façam uma pré-análise, para que só então ele aborde os resultados da pesquisa.

Das 19h às 22h, Borges vai oferecer um panorama da história da mídia negra no Brasil e propor que a mesma ferramenta utilizada para analisar a reportagem da Folha de S. Paulo seja usada para avaliar um texto produzido pelo portal Alma Preta.

No dia seguinte, das 9h as 13h, o jornalista vai tratar dos conceitos básicos para a produção jornalística e convidar o grupo a construir um texto em conjunto.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço centrodeconvivencianegra@gmail.com, e outras informações estão na página do CCN no Facebook.