Extensão

Espaço do Conhecimento promove sessões de jogos de tabuleiro na língua de sinais

Atividades sobre a diversidade cultural no mundo e a origem do planeta são os outros destaques da programação do fim de semana

'Jogos do Conhecimento' faz parte do Sábado com Libras
Atividade da série 'Jogos do Conhecimento'  será acessível em Librasjarmoluk/ Creative Commons

Aos sábados, o Espaço do Conhecimento UFMG estimula a prática de jogos de tabuleiro de diferentes tradições, despertando a curiosidade de crianças, jovens e adultos. Neste mês, a atividade Jogos do Conhecimento será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-se mais plural e inclusiva.

As sessões em Libras serão abertas amanhã, dia 2, e prosseguem nos dois sábados seguintes (9 e 16 de dezembro), com a presença dos intérpretes Rafael Ribeiro e Lucas Rodrigues. Eles foram selecionados em chamada de propostas de oficinas, lançada com o objetivo de buscar alternativas de acessibilidade na comunidade externa.

O Sábado com Libras: Jogos do Conhecimento será realizado das 16h às 20h. Trata-se de parceria com o grupo de estudos UFMGames para promover a inclusão de surdos na atividade. A participação está condicionada à lotação do espaço, que comporta 25 pessoas. A classificação etária é de 10 anos. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com.

Passeios

Ainda no dia 2, às 16h, no passeio O mundo e suas culturas, realizado na exposição Demasiado Humano, crianças de 4 a 10 anos conhecerão a diversidade do planeta por meio de reflexões feitas com base na relação do ser humano com a fauna e a flora e no pensamento geográfico, linguístico e das crenças. A participação é gratuita, mas é necessário retirar senha na recepção do museu.

No domingo, dia 3, às 15h, os quatro bilhões de anos de existência do planeta Terra e suas inúmeras transformações serão focalizados na atividade O planeta e seus habitantes, organizada em um percurso elaborado para crianças de 4 a 10 anos. A duração é de uma hora.

O museu fica na Praça da Liberdade, 700. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8352, pelo site do Espaço ou pelo e-mail espacoufmg.comunicacao@gmail.com. 

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento