Moradia no Borges é página virada

Ações dos 28% continuam na Justiça

Em outubro, o acordo com presidente do Sindi-Ifes, Guilherme Fátima de Faria, será julgado na primeira grande ação impetrada pelos servidores sindicalizados para receber, através da Justiça, ou reajuste integral de 28,86%, retroativo a 93. Serão cobrados cerca de 3.400 servidores da Universidade. Também está tramitando uma segunda grande ação que contempla aproximadamente 600 funcionários. "Quanto é essa, ainda não podemos dizer como será julgada", diz. 

Para receber semestralmente os valores retroativos, conforme tabela do governo, os funcionários devem declarar ações na Justiça. Mas, como o prazo de desistência foi estipulado até dezembro, o Sindi-Ifes considera prudente que os funcionários esperem um pouco mais antes de tomar essa decisão. 

O advogado do Sindi-Ifes, Allan Helber de Oliveira, não tem dúvida de que a Justiça será favorável aos funcionários, na primeira instância. Mas o governo deve executar a decisão e o processo a seguir para Brasília. Se os servidores vencerem também na Capital Federal, o dinheiro será pago aos servidores através do precatório, em dois ou três anos, de acordo com as análises de Allan de Oliveira. 

Segundo ou advogado, janeiro para praticamente todas as ações julgadas favoráveis aos servidores civis. "Mas os juízes estão julgando com compensação, reajustando dados aos servidores por reenquadramento, por exemplo". Ele explica que dessa decisão também cabe recurso. "Vamos cobrar os 28,86% integralmente, sem descontos", diz. O advogado adverte que essa é uma ação degradada, que também pode chegar ao Supremo Tribunal Federal.