Semana de Iniciação Científica abre campus ao público externo

Acontece

Psicologia Social

Associação Brasileira de Psicologia Social realizar, no dia 20 de novembro, na Fafich, o XI Encontro Mineiro de Psicologia Social , com o tema Psicologia social , movimentos e políticas sociais. Promoção de apoio ao mestrado em psicologia da UFMG e departamento de psicologia da PUC-MG. Inscrições e informações na sala 4005 da Fafich, e-mail: vfranco@fafich.ufmg.br ou telefones 499-5042 e 319-1225.

Lista de discussões

Uma UFMG possui uma lista de discussão sobre educação a distância, uma EAD-L. Professores de vários departamentos estão compartilhando informações sobre o assunto, divulgando eventos e discutindo projetos desta modalidade de ensino. Para fazer parte da lista, criar um e-mail para o endereço listserv@listserv.lcc.ufmg.br e escrever no corpo da mensagem o seguinte texto: subscrever ead-1 "nome completo" .

Hidrogeologia

O IGC está com inscrições abertas no curso de extensão Hidrogeologia Prática , que acontece de 2 a 14 de novembro. O curso, no nível de pós-graduação, terá 50 horas / aula e será dirigido a geólogos, hidrogeólogos e engenheiros. 

Há 20 vagas. A taxa é de R $ 150. Informações no Centro de Extensão, telefone 499-5402 e fax 499-5410.

Semana da Graduação

De 30 de novembro a 4 de dezembro, a Pró-Reitoria de Graduação promove a II Semana de Graduação , que será realizada no Icex. A edição deste ano contará com a participação da comunidade externa, em especial estudos e educadores do ensino médio. Haverá debates sobre vocação profissional, flexibilização curricular, estágios e novas formas de admissão na Universidade. Telefone 499-4050.

Simpósio

 O Grêmio Mínimo-Metalúrgico Louis Ensch, da Escola de Engenharia, promove, de 26 a 31 de outubro, o IX Simpósio Mínimo Metaúrgico da UFMG e o VI Encontro de Mineração e Metalurgia . O evento discutiu temas como Nova Lei Ambiental, Logística Gerencial, Técnicas de Processamento Mineral Aplicadas à Reciclagem de Papel e Empregabilidade. Maiores informações pelo telefone 230-1754 ou pela Internet: www.cce.ufmg.br/~ixsimpmm.

Administração

O doutorado em Administração da Face está com inscrições abertas até 30 de novembro. O curso oferece cinco vagas para 1999. A taxa de inscrição é de R $ 100. Inscrições e maiores informações no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, 11º andar da Face, telefone 279-9000 e e-mail: cepead @ face .ufmg.br

Prêmio

Estão abertas até 18 de dezembro como inscrições para o Prêmio IEL de Interação Universidade-Indústria , lançado pelo Instituto Euvaldo Lodi Nacional, com o tema Programas de empreendedorismo nas instituições de ensino superior . Podem executar instituições públicas ou privadas, que tenham introduzido ou ensinado empreendedorismo no terceiro grau. 

Maiores informações pelo telefone (061) 317-9430, e-mail: Sassis@iel.cni.org.br.

Educação a distância

Saiu em março passado o número 70 da publicação Em aberto, editada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC e que se destina à veiculação de assuntos atuais da educação brasileira. A edição trata da Educação a distância com uma série de trabalhos coordenados pela professora Eda Coutinho Machado de Sousa, da UnB. A Assessoria de Educação a Distância conseguiu mais dois volumes que estão à disposição para consultas na biblioteca da Fae.

Estatuto

Foi prorrogado, para 30 de outubro, o prazo de entrega de sugestões relativas à reforma do Estatuto da UFMG. As propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria de Deliberação dos Órgãos Superiores (SODS), no 4º andar da Reitoria. Informações pelo telefone 499-4110.

Educação infantil

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro de pais e educadores que a Creche UFMG promove nos dias 13 e 14 de novembro. Através de palestras, oficinas e mesas-redondas, os participantes discutirão temas como estímulos ao cérebro, depressão e stress infantil. Maiores informações: fax 491-1500 e fones 499-4506 e 499-4507.

Enfermagem

A professora Maria José Cabral Grillo Caldeira Brant, da Escola de Enfermagem, assumiu no dia 9 de outubro, a chefia da Divisão Técnica de Enfermagem do Hospital das Clínicas. A nova subchefe é a professora Rosaura Graças da Silva.

Cecor

O professor Luiz Souza é o novo diretor do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da Escola de Belas Artes, em substituição à professora Gislaine Randaso Teixeira Moura

Música

O professor Flávio Terrigno Barbeitas é o novo Coordenador do Colegiado de Graduação da Escola de Música, em substituição à professora Maria do Carmo Souza Campara. O terá dois anos.

                                                       TESES E DISSERTAÇÕES

LITERATURA

Dissertação: Fora da escola e dentro dela: a literatura na vida de seus leitores 

Autora: Rosa Maria Drumond Costa 

Defesa: 6 de outubro, junto ao mestrado em Educação da Fae 

Banca: Magda Becker Soares (orientadora), Marisa Lajolo (Unicamp) e Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (UFMG).

ESTADO DE SÍTIO

Dissertação: Meninas em estado de sítio 

Autora: Karina Klinke 

Defesa: 7 de outubro, junto ao mestrado em Educação da Fae 

Banca: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (orientadora), Marisa Lajolo (Unicamp) e Cynthia Greive Veiga (UFMG).

MATA ATLÂNTICA

Dissertação: Assimetria flutuante como indicador de efeitos da fragmentação em passeriformes da mata atlântica 

Autora: Marina Anciães 

Defesa: 13 de outubro, junto ao mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, do ICB 

Banca: Miguel Ângelo Marini (orientador) e Fernando Amaral da Silveira, ambos da UFMG, e Fernando Fernandez (UFRJ)

TELECOMUNICAÇÕES

Dissertação: Qualidade percebida dos serviços públicos de telecomunicações, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às vésperas da privatização 

Autor: Roberto Márcio Santandré 

Defesa: 2 de outubro, junto ao mestrado em Administração do Cepead/Face 

Banca: Carlos Alberto Gonçalves (orientador/UFMG), Luiz Antônio Antunes Teixeira (UFMG) e Dilmar Malheiros Meira (Telemig)

PRIVATIZAÇÃO

Dissertação: O impacto da privatização sobre as políticas de recursos humanos e as relações de trabalho em uma siderúrgica-mineira 

Autora: Andréa Guido 

Defesa: 1 de outubro, junto ao mestrado em Administração, do Cepead/Face 

Banca: Moema Miranda de Siqueira (orientadora), Lúcio Flávio Renault de Moraes, ambos da UFMG e Regina Silva Viotto Monteiro Pacheco (Enap)

JUROS E CÂMBIO

Dissertação: A utilização de Value at Risk sobre posições agregadas de juros e câmbio 

Autor: Enitz Monteiro de Castro 

Defesa: 21 de setembro, junto ao mestrado em Administração, do Cepead/Face 

Banca: Hudson Fernandes Amaral (orientador), Alfredo Alves de Oliveira Melo, ambos da UFMG e Gustavo Alberto Bussinger (Banco Central)

CAREPA

Dissertação: Otimização da carepa destinada à decapagem mecânica em aços alto teor de carbono 

Autor: Marcelo Francisco Rodrigues Nunes 

Defesa: 21 de março de 1997, junto ao mestrado em Engenharia Metalúrgica, da Escola de Engenharia 

Banca: Ronaldo Barbosa (orientador/UFMG), Dagoberto Brandão Santos (UFMG), Francisco José Martins Borato (CSBM) e João Garcia Ramalho (CSBM)

GOETHÍTICOS-LIMONÍTICOS

Dissertação: Caracterização mineralógica de minérios goethíticos-limoníticos da Mina de Alegria, MG 

Autora: Júnia Maria de Pinho Rocha 

Defesa: 25 de março de 1997, junto ao mestrado em Engenharia Metalúrgica, da Escola de Engenharia 

Banca: Paulo Roberto Gomes Brandão (orientador/UFMG), Raul Zanoni Cançado (UFMG), Maury de Souza Júnior (Samarco), Paulo José Barros Rabelo (Samarco) e Vitória Régia Marciano (UFMG)

DOMÍNIO DO TEMPO

Dissertação: Controle no domínio do tempo de sistemas dinâmicos na presença de dinâmica residual 

Autor: Miguel Angel Chíncaro Bernuy 

Defesa: 20 de desembro de 1996, junto ao mestrado em Engenharia Metalúrgica, da Escola de Engenharia 

Banca: José Maria Gálvez Mendizábal (orientador), Peterson de Resende, Luis Antônio Aguirre e Sérgio Ricardo de Souza, todos da UFMG

CONTAMINADORES NO SOLO

Tese: Estudo da sorção de contaminadores no solo 

Autora: Cláudia de Vilhena Schayer Sabino 

Defesa: 10 de junho, junto ao doutorado em Química, do Icex 

Banca: Wellington Ferreira de Magalhães (orientador), José Caetano Machado e Heloiza Helena Schor, todos da UFMG, Rubens Martins Moreira (CDTN) e Elias Bourgi (Unicamp)

VEIA ESPLÊNICA

Tese: Estudo anatômico dos ramos afluentes da veia esplênica e sua aplicação nas derivações esplenorrenais distais 

Autor: Cláudio Piras 

Defesa: 4 de setembro, junto ao doutorado em Cirurgia, da Faculdade de Medicina 

Banca: Alcino Lázaro da Silva (orientador/UFMG), Armando Cápua Júnior (FMSCSP), Tarcizo Afonso Nunes (UFMG), William Abrão Saad (USP) e José Antônio Bento (FM/ABC)

QUEIMADURAS

Dissertação: Redução da mortalidade, após queimaduras graves em ratos, pela indução prévia da resposta ao choque térmico 

Autor: Tufi Neder Meyer 

Defesa: 18 de setembro, junto ao mestrado em Cirurgia, da Faculdade de Medicina 

Banca: Alcino Lázaro da Silva (orientador/UFMG), Sérgio Pinto Ribeiro (UFRS) e José Renan da Cunha Melo (UFMG)

Conforme edital nº 82, publicado no Diário Oficial de 1º de outubro, a UFMG está com concursos abertos para as seguintes áreas:

Professor Assistente

Faculdade de Letras, departamento de Letras Vernáculas, com exercício no Coltec. Uma vaga. Área de conhecimento: Língua Portuguesa e suas Literaturas. Inscrições até 30 dias após a publicação do edital. Telefone: 499-5127

Faculdade de Ciências Econômicas, departamento de Ciências Contábeis. Uma vaga. Área de conhecimento: Controle de Gestão, Contabilidade Gerencial, Orçamento e Custo. Inscrições até 30 dias após a publicação do edital. Telefone: 279-9000

Professor Adjunto

Faculdade de Letras, departamento de Letras Vernáculas. Uma vaga. Área de Conhecimento: Língua Portuguesa. Inscrições até 30 dias após a publicação do edital. Telefone: 499-5127