Semana de Iniciação Científica abre campus ao público externo

Cooperação internacional

Fulbright

No dia 3 de setembro, uma Assessora de Cooperação Internacional (ACI) da UFMG, Suely Pires, assinou o diretor executivo da Comissão Fulbright, Marco Antônio da Rocha, para uma avaliação sobre o trabalho da entidade. A Fulbright é responsável pela formação acadêmica de professores universitários brasileiros, inclusive da UFMG, que fez pós-graduação em instituições americanas.

A Comissão iniciou suas atividades há quarenta anos, a partir de um acordo assinado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. Desde então, vem promovendo o intercâmbio cultural e profissional de estudantes de várias áreas do conhecimento. "Temos recebido bolsistas da UFMG desde que começamos a operar. Acredite que contribuições para o desenvolvimento da pós-graduação e treinamento de profissionais nos Estados Unidos, além de oferecer professores norte-americanos para instituições brasileiras", lembrou.

Maiores informações sobre os programas da Comissão Fulbright podem ser alteradas na ACI: 499-4401.

Estudante estrangeiro

A ACI promoverá, no dia 4 de novembro, no auditório 4 do Icex, e I Jornada do estudante estrangeiro na UFMG . O evento, que será aberto com a conferência do reitor Sá Barreto, definirá as políticas de acompanhamento acadêmico e assistencial para 250 estudantes estrangeiros da Universidade. Grupos de trabalho discutindo temas como moradia estudantil e integração do estrangeiro ao corpo discente. Haverá ainda mesa redonda coordenada pela vice-reitora Ana Lúcia Gazzola, com participação de representantes da Polícia Federal, Fapemig, Ministério das Relações Exteriores e ACI. Fone: 499-4401.