Semana de Iniciação Científica abre campus ao público externo

Autonomia universitária abre Semana de Iniciação Científica

A apresentação do projeto de autonomia para a UFMG durante uma aula magna do reitor Sá Barreto abre a VII Semana de Iniciação Científica da UFMG , que acontece entre 26 e 31 de outubro. Uma palestra será no dia 26, às 14 horas, no auditório da Reitoria. "É o primeiro passo para uma discussão que pretende tornar a comunidade universitária", diz o pró-reitor de Pesquisa, Paulo Sérgio Lacerda Beirão. O tema da Semana de Iniciação Científica neste ano será Desafios da Universidade: Método, Autonomia e Ética .

Ainda na abertura, a professora Beatriz Alvarenga, do departamento de Física do Icex, será homenageada pela importância do seu trabalho de formação de estudantes. Ela ingressou na Universidade há mais de quatro décadas e nesse período especializou-se no estudo do ensino de Física. Ao lado do professor Antônio Máximo, lançou o livro Curso de Física , best-seller didático adotado em escolas de toda a América Latina. "Fico meio constrangido com homenagens. Sempre me pergunto se realmente como mérito", revela uma professora, que continua conectada à Universidade, onde coordena a implantação do Projeto UFMG Jovem.

Programação

As apresentações orais dos mil e um trabalhos inscritos na Semana acontecem nas unidades acadêmicas. Palestras e mesas-redondas serão no auditório da Reitoria e as apresentações culturais, na Praça de Serviços. 

No dia 28, quarta-feira, a UFMG recebe o presidente da Academia Brasileira de Ciências, professor Eduardo Krieger. Sua palestra abordará a contribuição da ciência para o desenvolvimento do Brasil e seu valor como método de conhecimento. No dia 29, uma mesa redonda discutiu os desafios da ética. "Queremos resgatar uma discussão sobre o papel da ética, tanto na ciência quanto na sociedade", enfatizou o professor Beirão. 

Outra mesa-redonda, que acontece no dia 30, reunirá representantes da CNPq, Capes, Fapemig e Prograd. Além de uma avaliação do programa de iniciação científica, eles deverão apresentar novidades do setor de Ciência e Tecnologia para o próximo ano. Segundo Beirão, podem ser anunciados cortes de bolsas durante o debate. "Mas, enquanto as instituições de fomento falam em cortar, estamos pensando em ampliar os programas", diz. 

Realizada pela primeira vez em 1992, a Semana é um evento consolidado no calendário acadêmico, mobilizando professores e estudantes. Nas seis edições anteriores, abrigou cerca de 3.800 trabalhos.

No sábado, 31, último dia da Semana de Iniciação Científica, o campus Pampulha promete ser pequeno para tanta gente. 

É que a Pró-Reitoria de Pesquisa espera receber alunos de cerca de 400 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Nesse dia, o público visitará estantes montados nas unidades, conhecerá laboratórios e o Museu de Ciências Morfológicas. Também poderá assistir a conferências de interesse geral, como Ciência e Humor, com o cartunista Lor, e Epidemias contemporânes, com a professora Maria Norma de Melo, do ICB. 

A Internet será tema da conferência do assessor de Tecnologia da Informação, Márcio Luiz Bunte de Carvalho, enquanto os avanços do telescópio Hubble serão abordados por pesquisador do Observatório Astronômico da Serra da Piedade. 

A abertura do campus à comunidade externa também será marcada por atrações culturais, como as apresentações da Gerais Big Band, de grupos do Teatro Universitário, e das equipes de futebol de robôs comandadas por alunos dos cursos de Ciência da Computação e engenharias Elétrica e Mecânica.

Priscila Cirino