As repercussões na UFMG das medidas econômicas do governo

UFMG Jovem oferecerá 3.750 vagas

Voltado para todas as áreas acadêmicas, programa já estará disponível no dia 1º de dezembro

Como se processa a informação na Internet? O que é preciso para conquistar um Prêmio Nobel de Literatura? Como um vulcão se extingue? Os curiosos que já fizeram estas e outras perguntas poderão encontrar respostas na I UFMG Jovem, um megaevento universitário, coordenado pela professora Beatriz Alvarenga, que será realizado no campus da Pampulha entre 26 e 28 de fevereiro de 1999.

Com o mote "Conhecimento para Todos", a I UFMG Jovem abrirá o campus para 3.750 estudantes de Belo Horizonte e do interior do estado. O programa dará destaque a todas as áreas de domínio acadêmico. Estão previstas oficinas, atividades em microcomputadores, mostra de ciência e exposições interativas, conferências, mesas-redondas, exposições orais, visitas, apresentação de vídeos, peças teatrais, danças, painéis, debates, plantões especiais para alunos do ensino médio e observatório. Cada participante poderá fazer até duas oficinas.

Antecipando o programa, a professora Beatriz Alvarenga disse ao Boletim que a I UFMG Jovem oferecerá 69 oficinas e outras 86 atividades. Toda a Universidade será mobilizada, tanto nas áreas de ciência e tecnologia, como nas de literatura, artes e filosofia. O evento será realizado simultaneamente no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Colégio Técnico. Mesmo os visitantes que não se inscreverem terão acesso livre e gratuito a grande parte das atividades.

Estação-ciência

Beatriz Alvarenga, do departamento de Física do ICEx, disse que o evento abrigará atividades semelhantes às dos modernos museus de ciências, as chamadas estações-ciência, que oferecem maiores possibilidades de interação e manuseio do material exposto, formando um espaço de aprendizagem informal. No mundo, um dos mais famosos é o francês La Cité de la Science. Em São Francisco, Califórnia (EUA), existe o Explorer. São Paulo conta com o Estação-Ciência.

Atendimento

Os idealizadores querem transformar a UFMG Jovem em projeto permanente. Com esse objetivo, as exposições apresentadas durante o evento serão reaproveitadas em visitas itinerantes a escolas de Belo Horizonte e do interior. O projeto também prevê o esclarecimento de dúvidas de professores e alunos de cursos fundamental e médio por estudantes de licenciatura da UFMG. "São questões quase nunca respondidas porque o material de pesquisa da maioria desses cursos é precário", disse Beatriz Alvarenga. Segundo a coordenadora, a abertura do campus aos jovens, em fevereiro, será uma oportunidade para a UFMG intensificar o seu relacionamento com o ensino fundamental e médio e uma maneira de os alunos de Licenciatura da Universidade se prepararem para o mercado de trabalho.

Fique de olho

Os interessados em participar da I UFMG Jovem poderão apanhar a programação, a partir do dia 1º de dezembro, na Secretaria Executiva do evento, sala 2035 do Icex, telefax 499-5818, e-mail: ufmg.jovem@reitoria.ufmg.br.

As inscrições para as oficinas e salas de microcomputadores serão feitas entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro. As demais atividades dispensam inscrição. A taxa, de R$10 por oficina, dará direito a pasta e certificado de participação. O material será entregue no dia 25 de fevereiro.

Cibele Bouças