UFMG abrirá “janela de oportunidades” no Pará

Andifes cria Dia da Universidade

O Conselho Pleno da Andifes, reunido em Brasília, decidiu aprovar a data de 10 de dezembro como Dia de Defesa da Universidade. Nessa data, as universidades federais farão manifestações institucionais com o objetivo de demonstrar a importância de suas atividades e chamar a atenção da opinião pública para a grave situação em que se encontram.

Na mesma reunião, realizada no dia 29 de outubro, o Conselho manifestou seu apoio ao sistema científico e tecnológico do país num ofício ao presidente do CNPq. O documento assinala que a ciência e a tecnologia brasileiras, embora iniciadas muito tardiamente, têm conseguido evoluir numa escala duas vezes superior ao crescimento mundial. Mas pondera que, a despeito desse aumento extraordinário, o sistema de ciência e tecnologia brasileiro ainda se encontra em patamar inferior ao que seria necessário para o pleno desenvolvimento econômico e social do País. "Os dados mostram que, sem nenhuma exceção, há uma relação direta entre o número de cientistas e tecnólogos e o grau de desenvolvimento das nações".

Reafirmando a necessidade de assegurar o financiamento à pesquisa científica e tecnológica, às bolsas de estudo, às universidades públicas, aos institutos de pesquisa e à avaliação da Graduação e da Pós-Graduação, os reitores advertem que a descontinuidade desse financiamento poderá desmantelar irremediavelmente um sistema construído ao longo dos últimos 47 anos "à custa de enorme esforço e do investimento pessoal de muitas gerações de pesquisadores".