UFMG abrirá “janela de oportunidades” no Pará

UFMG abrirá "janela de oportunidades" no Pará

UFMG e a Universidade Federal do Pará (UFPA) poderão em breve oferecer ao país um novo modelo de projeto interinstitucional de capacitação docente e técnico-administrativa. Com essa intenção, os reitores das duas instituições e suas respectivas equipes, em conjunto com diretores, chefes de departamento e coordenadores de pós-graduação da UFMG, começaram a discutir, na semana passada, um projeto de cooperação destinado a substituir, a médio prazo, o PICDT (Programa Interinstitucional de Capacitação Docente e Técnico-Administrativa).

Na abertura do encontro, o Reitor Sá Barreto disse que o projeto possibilitará a formação de recursos humanos para "plantar a semente da pesquisa" em áreas de interesse da UFPA. "Construiremos um programa alternativo que nos abrirá uma janela de oportunidades", afirmou. O Reitor Christovam Picanço Diniz, da UFPA, realçou o caráter de "mão dupla" do projeto que, de um lado, terá programas de pós-graduação dirigidos aos paraenses e, de outro, disponibilizará novas áreas de intercâmbio e de pesquisa na Amazônia aos mineiros.

A reunião de dois dias, na Reitoria da UFMG, incluiu visitas às unidades consideradas estratégicas pela UFPA. O Reitor paraense adiantou que a Capes financiará o projeto, a ser elaborado em conjunto pelas instituições parceiras. A primeira etapa da cooperação será implementada em agosto de 1999. 

Reitores reunidos em Brasília lançam documento de apoio à ciência e tecnologia

página 3 

Happy hour alegra as tardes do campus

página 8