Niemeyer receberá Honoris Causa dia 3

Ars Nova vence festival de corais na Grécia

Coral obteve o prêmio principal e o das categorias mista e folclórica

O coral Ars Nova da UFMG conquistou mais um prêmio internacional. Na semana passada, venceu o grande prêmio do VII Concurso Internacional de Coros de Atenas, obtendo também os primeiros lugares nas categorias mista e folcolórica.

Esta é a primeira vez que o Ars Nova participa do Festival de Atenas, que nunca havia sido vencido por um coral brasileiro. O coral da UFMG enfrentou 40 concorrentes de 17 países, inclusive do Leste Europeu, região de grande tradição no canto coral. "O Ars Nova trouxe o maior prêmio internacional que o Brasil já conseguiu nessa área", disse Ângela Pinto Coelho, uma das fundadoras do Coral e atual coordenadora da Escola de Música do Palácio das Artes. 

Até hoje, o Ars Nova ganhou 25 prêmios, em sua maioria internacionais, entre concursos, medalhas e certificados. A última premiação foi há cinco anos na cidade de Arezzo, na Itália, quando foi considerado o melhor coral folclórico do XX Concurso Guido DArezzo. 

O Ars Nova é regido pelo maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca desde sua fundação, há 39 anos. O regente comandou o coral da UFMG em suas mais de 1300 apresentações na Alemanha, Argentina, Áustria, Coréia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Itália, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela. 

Tido como "embaixador" da Universidade no mundo, o coral é visto pela vice-reitora Ana Lúcia Gazolla, coordenadora do Projeto Cultural da UFMG, como um exemplo do valor que a Universidade atribui à produção cultural. "Nossa instituição é uma universidade no sentido pleno da palavra, pois oferece o mesmo apoio a trabalhos científicos e culturais", afirmou.

Alexandra Leite