Niemeyer receberá Honoris Causa dia 3

UFMG e Canadá assinam convênio de cooperação

Priscila Cirino

A inauguração do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC), na Faculdade de Letras, foi o pontapé inicial de uma ampla cooperação entre a UFMG e o governo do Canadá. A parceria foi formalizada no dia 6 de novembro com a assinatura de um convênio pelo reitor Sá Barreto e pelo embaixador canadense, Richard Kohler. "A UFMG tem um projeto de coletividade voltado para a realidade brasileira, mas não perde de vista o contato com outros países", disse o reitor.

A coordenadora do Núcleo, Sandra Regina Goulart de Almeida afirmou que o acordo vai facilitar a ida de pesquisadores da UFMG ao Canadá e garantir a presença constante de professores canadenses em Minas Gerais. A parceria também facilitará a concessão de bolsas de estudos a estudantes que queiram aprimorar seu domínio dos idiomas inglês e francês. "Esperamos contribuir para que o Brasil e sua cultura se tornem mais conhecidos em meu país", afirmou o embaixador Kohler.

Concurso

Durante a cerimônia, o Núcleo de Estudos Canadenses e a Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) entregaram o prêmio ao vencedor do Concurso de Ensaios Brasil-Canadá. Com o ensaio As TVs comunitárias como veículo de integração entre as diferenças, o estudante de Comunicação Social da Fafich Oswaldo Augusto Palhares Teixeira recebeu uma bolsa para estudar inglês no Canadá durante um mês.