Niemeyer receberá Honoris Causa dia 3

Niemeyer receberá Honoris Causa dia 3

O arquiteto Oscar Niemeyer virá à UFMG no dia 3 de dezembro para receber o título de Doutor Honoris Causa que lhe foi concedido pelo Conselho Universitário, em dezembro de 1997, por proposta da Congregação da Escola de Arquitetura. 

Niemeyer receberá a homenagem no auditório da Reitoria, em sessão pública e solene do Conselho Universitário. O arquiteto será saudado pelo diretor da Escola de Arquitetura, Carlos Antônio Leite Brandão. O reitor Sá Barreto encerrará a cerimônia. 

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907. É considerado o maior arquiteto brasileiro deste século. O parecer da comissão do Conselho Universitário que recomendou a concessão do título a Niemeyer, no ano passado, cita os seus vínculos históricos com a capital mineira: "Niemeyer estabeleceu em Belo Horizonte os novos rumos da arquitetura nacional", diz o documento, numa referência aos edifícios projetados pelo arquiteto na Pampulha e em outros locais da cidade. O parecer menciona também a "intensa trajetória de lutas e a firmeza ética e política" do homenageado. 

Os mais recentes agraciados com título Honoris Causa pela UFMG foram o arcebispo Desmond Tutu, em 1987, e o musicólogo Francisco Curt Lange, em 1989. 

Espera-se, mais uma vez, que o auditório da Reitoria fique lotado. 

Três décadas de reforma universitária

Páginas 4 e 5

Ars Nova vence festival na Gréc

Página 6