UFMG estréia na TV Universitária

Letras

A professora Ruth Silviano Brandão é a nova coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários, da Faculdade de Letras. O subcoordenador é o professor Júlio Cesar Jeha. Eles foram eleitos para um mandato de dois anos.

Engenharia

O professor Antônio Neves de Carvalho Júnior é o novo chefe do departamento de Engenharia de Materiais de Construção, da Escola de Engenharia. Ele vai cumprir mandato de dois anos.

Supletivo

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, de 19 às 21 horas, estarão abertas as inscrições para seleção ao Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental). O curso, com 50 vagas, é aberto a pessoas com idade mínima de 18 anos ou a completar até 28 de fevereiro de 99. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar a carteira de identidade. Informações na Sala do Projeto de Ensino de Jovens e Adultos da Escola Fundamental do CP, campus da Pampulha.

Administração

A servidora Eliane Aparecida Ferreira Marques, ex-diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), é a nova pró-reitora adjunta de Administração, em substituição a Rogério Saleme. Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do Departamento de Ciência da Computação, é a nova diretora do DRCA.

Biblioteca Universitária

A bibliotecária Júlia Gonçalves Silveira (foto) é a nova diretora da Biblioteca Universitária. Ela assumiu o cargo no dia 18 de novembro em substituição à professora Maria Helena de Sá Barreto.

Parasitologia

Encerram-se no dia 30 de novembro as inscrições para seleção ao Mestrado em Parasitologia do ICB, em 1999. Para o doutorado, as inscrições são recebidas durante todo o ano. Estão sendo oferecidas dez vagas para o mestrado e 20 para o doutorado. Maiores informações pelo telefone 499-2962 ou pelo fax 499-2829.

Unitrabalho

O reitor Sá Barreto, a vice-reitora Ana Lúcia Gazzola, a diretora da Fafich, Vera Lúcia Cardoso Silva, e o professor Carlos Roberto Horta, coordenador da Fundação Unitrabalho em Minas Gerais, lançaram na sexta-feira passada o Escritório Regional da Unitrabalho. Na ocasião, o professor Newton Lima Neto fez palestra abordando as relações entre a universidade e o mundo do trabalho na conjuntura atual.

DCC

Os professores José Marcos Silva Nogueira e Mário Fernando Montenegro Campos assumiram, em setembro, as funções de chefe e subchefe do Departamento de Ciência da Computação, em substituição aos professores Clarindo Isaias Pereira da Silva e Antônio Alfredo Ferreira Loureiro.

Genevieve Naylor

Foi aberta no dia 17 de novembro, no saguão da Reitoria, a exposição Cenas do Brasil, com 80 trabalhos da fotógrafa norte-americana Genevieve Naylor. As fotos, estudados pelo Projeto Modernidades Tardias do Brasil, refletem seu olhar sobre o cotidiano brasileiro nos anos 40. Antes dessa exposição, o saguão havia reunido obras de artistas mineiros, como Yara Tupinambá, e Álvaro Apocalypse, na mostra Passado e presente. Depois de Cenas do Brasil, o saguão abrigará 102 obras de pintores mineiros que integram a coleção Amigas da Cultura. Participou da abertura da mostra de Genevieve Naylor o filho da fotógrafa, Peter Reznikof.

Reitor

O reitor Sá Barreto está utilizando o correio eletrônico para dialogar com funcionários, alunos e professores da UFMG. O e-mail do reitor está disponível para receber perguntas, comentários, críticas e sugestões sobre qualquer assunto de interesse da comunidade universitária. Temas de natureza acadêmica, funcional e administrativa, individuais ou comunitários, poderão ser objeto de diálogo com Sá Barreto se encaminhados ao e-mail reitor@reitoria.ufmg.br.