UFMG tem programa de ação ambiental

ICB

Estão abertas as inscrições para o doutorado na pós-graduação em Ciências Biológicas– Farmacologia e Fisiologia. Maiores informações pelos telefones 499-2923 e 499-2924.

Engenharia

Inscrições para a pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas podem ser feitas até o dia 18 de dezembro na Escola de Engenharia, rua Espírito Santo, 35, sala 306, centro. Telefone 238-1810.

Documentários

Até o dia 20 deste mês, Belo Horizonte estará sediando o II Festival Internacional do Filme Documentário e Etnográfico. Promovido pelo Grupo Filmes de Quintal e pelo Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG, o Festival procura estimular a criação de alternativas para a programação cultural de Belo Horizonte, desenvolver a produção cinematográfica da cidade e ampliar o público interes-sado em filmes documentários e etnográficos.

Durante o evento, além de uma mostra de filmes na sala Humberto Mauro e no Cineclube UFMG, serão promovidos debates com vários convidados. Uma das novidades será o primeiro festival de documentários de Belo Horizonte, patrocinado pela Fump, que premiará o melhor trabalho do gênero. Todas as atividades do Festival serão gratuitas. Apoiam a iniciativa a Fundação Clóvis Salgado, a Fapemig, a Fump e a pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Angelo Machado

No dia 8 de novembro, o professor Angelo Machado, do ICB, recebeu o Prêmio Henry Ford de Conservação, um dos mais importantes na área ambiental. A premiação é concedida anualmente pela organização não-governamental Conservation International e pela Fundação Henry Ford. Médico, escritor e professor, Angelo Machado fundou a Biodiversitas, entidade de proteção da fauna ameaçada de extinção. Sua principal preocupação é envolver a comunidade na educação ambiental.

Veterinária

O professor Ivan Barbosa Machado Sampaio, do departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária, lançou, no dia 26 de novembro, no mezzanino do restaurante da Praça de Serviços o livro Estatística Aplicada à Experimentação Animal, que aborda temas de interesse de biólogos, médicos, zootecnistas e veterinários.

Fiat-UFMG

O encontro da administração central com a direção da Fiat, no final do mês passado, já apresenta os primeiros resultados. A coordenadora do Projeto Educação e Cultura, Silvana Rizzioli, comunicou à Assessoria de Cooperação Interinstitucional da UFMG que a Fiat vai reativar e reestruturar o seu grupo de coordenação de programas para aumentar a interlocução com os coordenadores de projetos da Universidade. A Fiat propôs à UFMG planejar um programa de atividades comuns para 1999.

Farmácia

Os professores Francisco de Assis Acurcio e Sérgia Maria Starling Magalhães são as novas coordenadoras do Curso de Especialização em Saúde Pública da Faculdade de Farmácia.

Falecimento

Faleceu, no dia 21 de novembro, aos 66 anos, o professor José Raimundo Martins Neves, do departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes (EBA). Arquiteto formado pela UFMG em 1960, Neves ingressou na Universidade como professor em 1961, tendo sido um dos fundadores da EBA. Foi diretor do ciclo básico dessa Unidade e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Estava aposentado desde 1991.

Bolsas para artistas

Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Programa ApArtes de bolsas para aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, concedidas a jovens entre 18 e 30 anos de idade. As áreas beneficiadas serão as de música, dança, artes cênicas, cinema, vídeo e artes plásticas. Mais informações: www.capes.gov.br , (061) 410-8809, fax (061) 332-1580 ou apartes@capes.gov.br

Direito

De 22 a 26 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para discipli-nas isoladas do 2º Módulo do Curso de Especialização em Assessoria Técnico-Legislativa Avançada, oferecido pela Faculdade de Direito. Mariores informações: 222-4955.