UFMG tem programa de ação ambiental

Biblioteca Universitária facilita a vida dos usuários

No dia 18 de novembro, a bibliotecária Júlia Gonçalves de Silveira foi empossada como diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade (SB-UFMG), cargo que exercia extra-oficialmente desde março deste ano. Além de dar continuidade aos projetos implantados na gestão da professora Maria Helena de Sá Barreto, Júlia quer resgatar a importância cultural da Biblioteca Universitária e agilizar as atividades do Sistema. "Queremos melhorar a nossa infra-estrutura para facilitar a vida dos usuários e o trabalho dos bibliotecários", diz a nova diretora. 

Entre os projetos em andamento está a informatização do controle patrimonial do acervo e das 28 bibliotecas que integram o Sistema. Agora, além da página na Internet (www.bu.ufmg.br), as bibliotecas da UFMG contam com serviços informatizados como a Catalogação On line, que facilita a inserção de novas informações no banco de dados do Sistema.

Acervo

Outras novidades são a inclusão de partituras e mapas na Home Page e a implantação do cartão eletrônico, que permite ao usuário utilizar os serviços de qualquer biblioteca ligada ao SB-UFMG. Um estudante da Fafich, por exemplo, poderá fazer pesquisas e retirar livros nas bibliotecas do campus da Saúde. 

Uma das prioridades da nova gestão é o desenvolvimento do acervo de obras em Braile e a derrubada das barreiras arquitetônicas que dificultam o acesso de deficientes físicos à Biblioteca Universitária. 

As parcerias com outras universidades também serão priorizadas pela nova gestão. A Universidade Federal de Ouro Preto, a Estadual de Minas Gerais e o Cetec já assinaram convênios de cooperação com o SB-UFMG. Outras parcerias poderão ser firmadas com as universidades federais de Uberlândia e Juiz de Fora.