UFMG tem programa de ação ambiental

UFMG treina professores do Ensino Médio

Capacitar 570 professores do ensino médio em 19 municípios mineiros em três meses é a tarefa que a UFMG assumiu no Pró-Ciências, projeto criado pela Capes há dois anos em parcerias com secretarias estaduais de Educação. O objetivo do projeto é qualificar professores leigos (não graduados) e licenciados das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática em todo o país. 

A UFMG, que participa do Pró-Ciências pela primeira vez, é responsável por dois pólos educacionais (os de Belo Horizonte e Divinópolis) dos 11 que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) criou em todo o estado de Minas Gerais. As outras nove regiões foram divididas para igual número de universidades mineiras. No total, serão qualificados 2.160 professores em todos os pólos educacionais do estado. 

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Nagib Cotrin Árabe, coordenador do programa na UFMG, a administração central pretende expandir sua atuação no treinamento dos professores até o ensino básico. A UFMG, informa o pró-reitor, está articulando outro projeto com a SEE para implantar cursos de licenciatura a distância para professores do ensino médio e básico.

Mudança curricular

Além de treinar professores, 65 docentes da UFMG estão levando os conteúdos do programa de inovação curricular, elaborado pela SEE, aos professores de ensino médio. Pela nova proposta, haverá maior flexibilização na utilização do material didático. "Os professores do Estado estão sendo orientados a redigir pequenas apostilas que servem de suporte ao livro adotado pela escola. Essas apostilas são específicas de cada cidade ou região e ajudam a contextualizar o assunto que está sendo ensinado", explica a professora Cristina Costa Ferreira, coordenadora executiva do Pró-Ciências e da área de Matemática na UFMG. 

A primeira etapa do programa deste ano foi realizada entre os dias 19 e 23 de outubro. A segunda será entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Os dois últimos módulos estão previstos para acontecer de 18 a 29 de janeiro de 1999.