UFMG tem programa de ação ambiental

Imprensa Universitária ganha novo perfil

Controle de qualidade e preços competitivos atraem novos clientes

A Imprensa Universitária está mudando. Depois de passar por uma reestruturação interna este ano, o centro gráfico da UFMG está tentando modificar uma imagem que não condiz mais com a realidade atual. "Muitas unidades preferiam encomendar seus serviços a gráficas externas por causa dos prazos dilatados que a Imprensa tinha para atender aos pedidos", afirma o diretor da Imprensa Universitária, Ari Eduardo da Costa. 

Outro problema crônico, segundo o diretor, era o atendimento. "Não tínhamos sequer uma pessoa para recepcionar o cliente. Isso mudou em abril, com a criação do setor de atendimento técnico", afirma. Para reconquistar clientes, a Imprensa está iniciando uma campanha direcionada ao público da UFMG, que inclui envio de folders e visitas a diretores de unidades. A volta do Hospital das Clínicas ao quadro de clientes da Imprensa, depois de dois anos ausente, é um dos exemplos de como a nova política está dando resultado.

Parte desse desenvolvimento é fruto da maior integração das ações da Imprensa Universitária às áreas de comunicação da UFMG, especialmente à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e ao Centro Audiovisual (CAV). Um novo setor, a gerência de ligação, a cargo de Najla Mouchrek, agilizou a interação entre as áreas comuns, beneficiando clientes e funcionários.

Preço baixo

Ari Eduardo da Costa está criando um serviço de Disque-Imprensa para aumentar a clientela do centro gráfico da UFMG. Através dos telefones 499-5155 e 499-5156, o interessado pede um orçamento sem compromisso sobre o serviço que deseja fazer. Além dos setores de atendimento técnico e orçamento, a Imprensa está criando e ampliando os serviços de orientação técnica e entrada de serviços. "A Imprensa agora orienta o cliente quanto ao processo e à tecnologia gráfica e aponta as melhores opções para a produção da peça demandada", afirma Costa. 

De acordo com o diretor, a grande vantagem do cliente da Imprensa Universitária é o preço, que pode ficar até 60% mais barato do que em outras gráficas. Preocupada com a qualidade dos seus serviços, a Imprensa está preparando, para 1999, uma pesquisa sobre a satisfação do cliente. 

Outra novidade no ano que vem será o que o diretor chama de "pacote econômico". Folders, cartazes, folhetos, envelopes, e outras peças gráficas serão lançados em formatos menores. "Em época de crise, temos que criar alternativas para captar mais serviços", conclui Ari.