Universidade reforça campanha de combate à dengue

Perdidos no campus em pleno verão

Perdido no tempo e no espaço. Essa é a sensação de quem é obrigado a cumprir um semestre letivo fora de época. Em casa, as viagens da família parecem adiantadas. Nada disso. São as férias que atrasaram. A saudade dos pais, no interior, não é maior do que no ano passado: foi o semestre que não acabou a tempo de revê-los em janeiro. 

A impressão de estar perdido no tempo é tanta que um professor, outro dia, começou a sua aula na mesma sala usada no semestre passado. E, acreditem, ninguém notou a diferença. 

A não ser quando todos foram expulsos pela turma do outro período. 

Mas ninguém se lembra de ver o lado bom disso tudo. Afinal, se os jovens da Califórnia se divertem em cursos de férias, por que os tupiniquins do país do Carnaval não podem fazer o mesmo? 

Além do mais, as aulas no verão têm suas vantagens. Em janeiro, a Antônio Carlos nem de longe lembra a infernal avenida de outras estações. Os ônibus circulam menos cheios que nos outros meses do ano - a não ser o 5102, dirão alguns. 

Outra vantagem é que ninguém precisa levar o sobrinho pentelho ao cinema para ver o novo filme do Renato Aragão ou da Angélica no meio da semana. E o mais importante: pela primeira vez será possível dizer não àqueles chatos que nos chamam todo ano para viajar nas férias: "Que pena, não vou poder esse ano; o semestre na UFMG não acabou...". 

E, convenhamos, até que o novo calendário foi bastante generoso. Que aluno nunca sonhou ter duas paradas no meio do semestre? Aulas, Natal e Ano Novo, aulas, Carnaval, aulas e... férias de verdade, de 28 dias, entre 8 de março e 5 de abril. 

Esqueça por um instante o mês de janeiro (e, se puder, o calor também) e imagine as vantagens das férias em março. Você não terá que concorrer com seu irmão para usar o carro no fim de semana, porque ele vai estar às voltas com provas e você, não. 

Poderá também ler os livros e ouvir as músicas que quiser a tarde toda porque não haverá ninguém em casa. Os clubes estarão livres a semana inteira já que a criançada vai ficar ralando na escola. E as praias? Casas, apartamentos e quitinetes saem bem mais em conta fora de temporada. As estradas, vazias. A cerveja e a água de coco, baratas. 

Pense no lado positivo. Não deixe que ninguém jogue areia nos seus planos. Esse papo de que "as águas de março fecham o verão" é coisa de poeta. Mas atenção! Enquanto as aulas durarem, cuidado com o sol. Insolação anda deixando muito estudante pirado por aí. E por aqui também.

Cibelle Bouças - aluna de Jornalismo da Fafich e estagiária da Coordenadoria de Comunicação Social