UFMG entra nas comemorações dos 500 anos do Brasil

Projetos no Caparaó ganham financiamento externo

Recursos de US$ 500 mil serão investidos em programas desenvolvidos pelo Colégio Técnico e outras instituições

Os projetos nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e cultura na região da Serra do Caparaó desenvolvidos pelo Colégio Técnico da UFMG deverão ganhar, em breve, um reforço de caixa. A Fundação Kellogg, dos Estados Unidos, vai liberar recursos de US$ 500 mil para financiar o programa Educação Ambiental em Caparaó _ Proposta de Construção de uma Comunidade de Aprendizagem. Além do Coltec, também participam do projeto instituições como o Ibama, o Parque Nacional do Caparaó, as prefeituras de Caparaó e Alto Caparaó, o Centro Mineiro de Estudos Epidemiológicos e Ambientais e a Associação Pró-Saúde e Meio Ambiente do Alto Caparaó.

De acordo com o coordenador geral do programa e diretor do Centro Pedagógico, Marcos Nicásio, o convênio com a Kellogg deve ser assinado ainda este mês. A verba deverá ser aplicada em três anos. "Esses recursos chegam em boa hora, pois até hoje sempre tivemos dificuldade para desenvolver nossos projetos na região", afirma Nicásio.

Segundo o coordenador, cerca de 300 alunos do Coltec e 30 professores universitários, além de funcionários e estudantes da graduação, já participaram do programa, nos últimos 13 anos, capacitando professores, treinando agentes comunitários e de saúde e fazendo estágios na região. O convênio com a Kellogg, informa Nicásio, também vai ajudar na preservação histórica de monumentos da região. "Vamos transformar antigos imóveis em casas de cultura", antecipa o diretor.