UFMG entra nas comemorações dos 500 anos do Brasil

Sá Barreto abre agenda dos 500 anos

Calendário foi inaugurado com palestra sobre a trajetória do Brasil e mostra da Galeria Brasiliana

O reitor Sá Barreto abriu, no dia 27 de janeiro, no auditório da Reitoria, a Agenda UFMG Brasil 500 Anos, criada pela Comissão de Eventos da Universidade para comemorar o quinto centenário de descobrimento do Brasil. "É hora de fazermos uma releitura crítica e não apenas celebratória de nossos cinco séculos de história", pregou Sá Barreto.

O secretário executivo da Comissão Nacional das Comemorações, Tarcísio Costa, participou da solenidade e destacou a importância da iniciativa. "O projeto da UFMG aponta para uma diretriz que muito incentivamos: a reflexão sobre o processo de formação histórica e cultural do País", ressaltou. Costa garantiu o apoio institucional da Comissão Nacional às atividades que serão desenvolvidas na Universidade e elogiou o caráter multidisciplinar proposto pela UFMG. A cerimônia também teve as presenças do secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, da secretária municipal adjunta de Cultura, Mariza Rezende Afonso e do reitor da Uemg, Aluísio Pimenta.

Gente brasileira

Após a abertura, o professor do departamento de Filosofia ex-reitor, José Henrique dos Santos, discutiu a relação entre o passado e o presente do brasileiro, sua dificuldade de construir uma identidade e a ação do Estado nesses cinco séculos de história. Na palestra Brava Gente Brasileira, Santos lembrou que, na comemoração dos 500 anos do Brasil, a UFMG deve revestir-se de nova consciência ética para ingressar no novo milênio. "A conquista da cidadania exige que vençamos, primeiro, a batalha da educação", afirmou.

Na solenidade, também foram lançados o selo comemorativo UFMG Brasil 500 anos e o edital para escolha de propostas que irão compor a agenda de eventos organizada pela Universidade. A seleção será realizada pela Comissão de Eventos e os projetos aprovados contarão com divulgação, assessorias para planejamento de espaço e encaminhamento para obtenção de recursos para sua realização.  "Espero que a tradição seja mantida e que a comunidade universitária apresente projetos de alta qualidade", destacou Sá Barreto.

Priscila Cirino