UFMG entra nas comemorações dos 500 anos do Brasil

Saguão da Reitoria abriga Galeria Brasiliana

Durante a solenidade de abertura da agenda de comemorações do 500º aniversário de descobrimento do Brasil, foi inaugurada, no saguão da Reitoria, a mostra da Galeria Brasiliana. A exposição integra um acervo artístico e literário doado à Universidade pelo jornalista e embaixador Assis Chateaubriand, em 1966.

Formada por variados objetos de arte, livros e documentos raros, a coleção preserva obras de grande importância para a história da arte brasileira. As dez aquarelas de Friedrich Hagedorn, artista alemão oitocentista ainda desconhecido pela crítica nacional, uma pintura de Nicolas Vinet, um dos pioneiros da paisagem naturalista no Brasil, além de livros raros, objetos de prata e esculturas coloniais merecem destaque. Muitas delas foram restauradas pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da Escola de Belas-Artes. A coleção fica em exposição até 12 de fevereiro, de 9 às 17 horas.