Mutirão mobiliza comunidade acadêmica contra a dengue

Construção Civil

A Escola de Engenharia está com inscrições abertas, até 5 de março, para o curso de especialização em Construção civil. Os alunos podem escolher entre duas ênfases: Tecnologia e produtividade das construções e avaliações e perícias. Haverá aulas de segunda a quinta-feira, no horário das 19 às 22 horas, entre março e dezembro. Os candidatos devem ter formação em Engenharia Civil ou Arquitetura. Inscrições e outras informações no departamento de Engenharia de Materiais e Construção ou no setor de bolsas da Fundação Cristiano Ottoni, telefones 238-1903/1929.

Filosofia

O departamento de Filosofia da Fafich oferece cursos de aperfeiçoamento e atualização em Filosofia, com duração de um ou dois semestres. As aulas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, de 19 às 22 horas, na Escola de Arquitetura da UFMG. As matrículas para o aperfeiçoamento devem ser feitas entre 1o e 3 de março e para a atualização entre 4 e 8 do mesmo mês. Informações sobre custos e inscrições no setor de cursos da Fundep, telefone 499-4220.

Residência em veterinária

Até o dia 15 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a seleção ao curso de Especialização em Residência médico-veterinária. São oferecidas 10 vagas nas áreas de Andrologia veterinária, Anestesiologia veterinária, Clínica cirúrgica e obstetrícia de grandes animais, Clínica cirúrgica e Obstetrícia de pequenos animais, Clínica médica de eqüinos, Clínica médica de pequenos animais, Clínica médica de ruminantes, Ginecologia veterinária, Patologia clínica veterinária e Patologia veterinária. A seleção será feita nos dias 1º e 2 de março, quando os candidatos realizarão provas escritas e uma prática, exame de currículo e entrevista. Os aprovados iniciarão o curso em abril. Informações e inscrições na Secretaria do curso, sala 268, bloco H da Escola de Veterinária, de segunda a sexta-feira, entre 9 e 16 horas.

Teatro Universitário

Estão abertas as inscrições para seis cursos de extensão oferecidos pelo Teatro Universitário (TU), voltados para profissionais de teatro e áreas afins: O treinamento do ator e seus arquétipos, Consciência do corpo e integração do movimento, Figurino para teatro, Elementos básicos da pantomina, O som e a música na cena teatral contemporânea e Iluminação cênica. Com exceção do curso de treinamento de ator, que aceita candidatos com idade mínima de 16 anos, os demais devem ser feitos por alunos com pelo menos 18 anos. Informações pelos telefones 344-0356 e 344-0235.

Ciências Humanas

Até 19 de abril serão recebidas as inscrições de professores, funcionários e alunos que desejem apresentar trabalhos no IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, que será realizado de 2 a 6 de agosto na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento reunirá pesquisadores de seis instituições federais de ensino (Ifes) sediadas em Minas Gerais, além da UFV: UFMG, Funrei e universidades federais de Lavras, Juiz de Fora, Ouro Preto e Uberlândia. O congresso terá 15 áreas temáticas, entre as quais Cultura e identidade, Estado, política e cidadania, Economia, produção e consumo e Arte e estética. Os trabalhos deverão ser encaminhados pelo correio eletrônico cch@mail.ufv.br.

Criação de empresas

O departamento de Física do ICEx está oferecendo o curso de Criação de empresas para todos que pretendem desenvolver o espírito empreendedor, através de estratégias de negócios e percepção de oportunidades. As aulas acontecem às terças e quintas, de 18h30 às 21 horas, ou segundas e quartas no mesmo horário. As inscrições vão até 21 de março e podem ser feitas na sala 2063 do ICEx, telefone 499-5689.

Paubrasilismo

A exposição Paubrasilismo, do artista plástico Luciano Cortez, ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro no Centro Cultural UFMG. A mostra reúne pinturas inspiradas na obra do poeta Oswald de Andrade e pode ser vista nas salas Celso Renato de Lima e Ana Horta, de segunda à sexta, entre 11 e 21 horas, e nos sábados, domingos e feriados, de 10 às 18 horas. Nos dias 7 e 21, estão programadas visitas orientadas pelo próprio artista. O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, telefone 238-1079.+

Computação

O Centro de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico e Ensino da Computação Gráfica (CADTEC), da Escola de Engenharia, oferece os cursos AutoCAD Básico e AutoCAD Avançado/3D. O primeiro começará em 22 de fevereiro e o segundo no dia seguinte. As inscrições serão aceitas até na data de início dos cursos. Maiores informações no CADTEC, telefone 238-1029, e-mails franco@dees.ufmg.br ou adriana@fco.eng.ufmg.br.

Mostra de curtas

Termina nesta quinta-feira, dia 11, a mostra Grandes Momentos da Animação em Curta-Metragem, que está sendo realizada pelo Cineclube UFMG no auditório da Escola da Belas Artes. A última sessão, que começa às 17h30, apresentará um total de 14 filmes, dos quais cinco são do diretor americano John Lasseter, diretor de Toy Story, o primeiro longa de animação totalmente feito por computação. A seguir, a programação da sessão: Muratti marches on; Composition in Blue; Allegretto); Motion Painting nº 1; Sleep Guy ; Moais Dream; Card Trick;; Rolling Stone; The End ; Adventures of Andre and Wally Bee; Luxor Junior; Reds Dream; Tin Toy; e Knickknack. Estes cinco últimos, de autoria de John Lasseter.