UFMG sedia debates sobre autonomia universitária

Diante da perspectiva de implantação da autonomia universitária ainda este ano, o tema voltou a ser discutido no meio acadêmico. Na UFMG, o reitor Sá Barreto recebeu dirigentes do Fórum das Ifes Mineiras e representantes da Andes e da Apubh para discutir três documentos sobre autonomia preparados por sua equipe. Os documentos já estão disponíveis na home page da UFMG (http://www.ufmg.br)

Em entrevista ao Boletim, o Reitor sugere que o MEC e a Andifes trabalhem em conjunto para conhecer os orçamentos das universidades federais e saber os recursos de que cada uma necessita para entrar no regime de autonomia. O presidente da Andes, Renato Oliveira, disse que a discussão está bem encaminhada na UFMG: "Não conheço outro documento com este grau de elaboração a partir da experiência específica de uma universidade.

Páginas 4

Estudantes invadirão o campus

Mais de três mil estudantes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte se inscreveram nas oficinas da I UFMG Jovem, um megaevento que pretende difundir, entre os jovens mineiros, o conhecimento produzido na Universidade.

As atividades da UFMG Jovem começam nesta sexta, dia 26, e vão até domingo, 28.

O número de inscritos representa apenas uma parcela dos participantes. "Além das oficinas, o evento terá cerca de 100 atividades que dispensam inscrições", diz a secretária executiva Maria Helena Michel. Estão neste caso as exposições interativas, as visitas programadas, palestras e atividades culturais. Haverá também mesas-redondas destinadas a professores de ensino médio e fundamental.

As oficinas mais concorridas são das áreas de Ciências Exatas e Artes, como as de danças brasileiras, confecção de papel artesanal, efeito estufa, construção de rádios rústicos, tornearia e hialotécnica. Na área de Ciências Humanas, as oficinas preferidas são as de produção de jornal e vídeo, enquanto na área de Ciências Biológicas a preferência recai sobre os debates a respeito de adolescência e sexualidade.

O reitor Sá Barreto presidirá a abertura oficial da I UFMG Jovem, nesta quinta-feira, dia 25, às 16h30, no auditório da Reitoria. A sessão contará com as presenças da vice-reitora Ana Lúcia Gazzola, da professora Beatriz Alvarenga, coordenadora geral do evento, do secretário estadual de Educação, Murílio Hingel, e da secretária municipal de Educação, Maria Céres Castro.