UFMG debate autonomia universitária

Pós-graduação do ICB recebe visita de observadores estrangeiros

Os professores Gerhard Drews, da Universidade de Freiburg (Alemanha), e Michael Adams, da Universidade de Wisconsin (EUA), entrevistas, na semana passada, como instalações dos cursos de pós-graduação em Farmacologia e Fisiologia, e em Bioquímica e Imunologia do ICB, apontado como excelência (conceito 6) na última avaliação da Fundação Capes.

O objetivo deste tipo de visita, segundo ou diretor de Avaliação da Capes, Adalberto Vasquez, é conhecer perto da estrutura dos cursos de ponta existentes no país. Enquanto percorre os laboratórios, Drews e Adams conversam com professores e alunos. "Ainda é cedo para tirar conclusões, mas me impressiona com os laboratórios e com grande volume de publicações dos documentos dos departamentos", antecipou Adams. 

Os dois cursos foram os primeiros a serem solicitados pela Capes por observadores estrangeiros. No final de julho, outros especialistas avaliaram o programa de Engenharia Metalúrgica e de Minas da Escola de Engenharia. O processo se estende aos cursos de Ciência Animal, Filosofia, Química, Demografia, Direito e Medicina Tropical, todos considerados excelência pela Capes.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Ronaldo Barbosa, disse que visitas como essas não são apenas para atestar a qualidade, como para obter visibilidade para cursos da UFMG: "É uma forma de divulgação de programas para especialistas em renome e abrir oportunidades para" intercâmbios e parcerias com instituições estrangeiras ".