UFMG debate autonomia universitária

Creche abre inscrições para crianças novatas

O Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC / Creche UFMG) dispõe de 75 vagas para o segundo semestre deste ano. Como inscrições abertas entre os dias 7 e 11 de junho. As vagas serão distribuídas entre berçário, materno e jardim - crianças de três meses a cinco anos - e atender prioritariamente às famílias que terão vínculo com a UFMG. Atualmente, a comunidade universitária ocupa mais de 80% das vagas ofertadas.

Mantida pela Associação dos Usuários de Creches da UFMG (Assuc) no prédio da Universidade, um Creche recebe 334 crianças por turma de horário integral ou parcial. Seus serviços são motivo de tranquilidade para muitos funcionários. "Não saberia viver sem ela", afirma Cláudia Márcia Lopes, servidora da Faculdade de Educação, enquanto leva o filho Lucas, 9 meses, ao berçário, e Luana, 6 anos, na sala do 2º período. 

Alexa Fabrino Taves, aluna do 8º período de História, prepara-se para entrar em um bacharelado que contenha o apoio da creche. "Perto da minha casa, no bairro Santa Tereza, existem algumas escolinhas, mas prefiro trazer minha filha Liz para cá. 

Estou extremamente satisfeito com o projeto pedagógico e com o espaço que um creche oferece ", diz. 

Como Cláudia e Alexa, milhões de mães e pais deixam os filhos diários no CDC antes de cumprir sua jornada de trabalho no campus da Pampulha. A professora Márcia Rezende, da Terapia Ocupacional, usa creche há oito anos, lembra que atualmente a pré-escola é fundamental para a rotina das famílias. A Creche UFMG, diz, tem duas características que diferenciam o uso de gêneros: o edifício, construído de forma adequada, e a proposta filosófica e teórica: "Vejo, pelos meus filhos, que aqui como crianças desenvolvem habilidades sociais e culturais Além de zelar pelo bem-estar das crianças, uma creche educada ". 

Márcia afirma que a atitude das crianças é o melhor depoimento sobre a qualidade da Creche. "Não basta que os pais considerem a escola boa. É preciso que os filhos gostem dela, sintam-se felizes. Como as crianças do CDC nunca querem perder aula nem ir embora no final do dia. É preciso dizer mais?" 

Telefones para contato: 499-4506, 499-4507 e 491-2194