Novo site funcionará como diário eletrônico
Estrutura da página da UFMG procura atender à demanda por informações atualizadas
Com um novo layout e uma proposta inovadora de tratamento da informação no âmbito do ensino superior, entra no ar, no próximo dia 10, a nova home page da UFMG. O lançamento será feito pelo reitor Sá Barreto e coincide com os 72 anos da Universidade, fundada em 7 de setembro de 1927.
A nova disposição das informações procura facilitar o acesso da comunidade universitária e do público externo. "Um site bem estruturado é fundamental para uma instituição do porte da UFMG, porque organiza as informações e ajuda o usuário a encontrar o que ele procura", afirma o assessor de Tecnologia da Informação da UFMG, professor Márcio Bunte.
Uma das mudanças em relação à página anterior é o enfoque na informação. A atualização permanente de notícias deve caracterizar o endereço como um diário eletrônico da Universidade. A seção Acontece, com notícias, reportagens e informações sobre cursos, eventos, concursos e bolsas, será atualizada pela Coordenadoria de Comunicação Social.
A nova estrutura do site busca responder a uma demanda da comunidade universitária e do público externo por informação atualizada. Cerca de três mil consultas são feitas à página da UFMG todos os dias.
"Pesquisamos páginas de universidades em todo o mundo e trabalhamos com a proposta de transformar a home page num portal da Internet", explica o webdesigner Marcelo Coelho da Silva, criador da página. O termo portal designa, na Internet, uma página que funciona como porta de acesso a um grande núme ro de informações e endereços na rede. A partir da home page é possível chegar às páginas das pró-reitorias e órgãos administrativos, a documentos que tratam de temas relevantes para a comunidade acadêmica, como autonomia universitária e flexibilização curricular, e aos sites das unidades acadêmicas, que têm um grande volume de informações acadêmicas e científicas. O sistema de navegação em Java, com um mecanismo de busca, facilitará o acesso em um site amplo e diversificado. O internauta poderá chegar ao tema de seu interesse entrando diretamente nas páginas das unidades acadêmicas e administrativas ou através de palavras-chave, acionando a ferramenta de busca disponível na primeira página. O site também contém mapas e fotografias do campus.
Além do serviço de notícias, está prevista a oferta de busca interna e externa, de chat e de grupo de discussão. A partir do início do próximo ano, toda a comunidade universitária (professores, alunos e servidores) receberá uma senha de acesso, dentro do campus, à rede e ao correio eletrônico. "Nosso objetivo é que o calouro do Vestibular 2000 receba seu login ao se matricular. Professores e servidores também terão identidade na Internet da Universidade e cada um poderá ter sua home page", diz Márcio Bunte.
Outro projeto da Assessoria de Tecnologia da Informação que reforça a idéia do site como portal é a possibilidade de a UFMG tornar-se provedora de acesso à Internet por meio de linha discada. Isso significa que os membros da comunidade universitária poderão acessar a Internet, de casa, por meio discado. "A proposta está sendo avaliada pela Administração Central e terá um custo. Não é um serviço gratuito como o de acesso no campus", reforça Bunte.