UFMG vai restaurar Centro de Geologia Eschwege em Diamantina

A Semana de Pós-Graduação da UFMG

O principal trabalho de estudos acadêmicos da UFMG, uma Semana de Iniciação Científica está chegando à sua oitava edição. Este ano, estão sendo apresentados mais de 1.200 projetos de sete áreas de conhecimento. Só esse número inclui o êxito da iniciativa, presença certa e obrigatória no calendário acadêmico da instituição.

O mesmo sucesso é alcançado com a Semana de Pós-Graduação , que está sendo realizada paralelamente na Semana de Iniciação . A Semana de Pós-Graduação está apenas iniciando uma trajetória, mas não começa a zero, porque nos espelhamos na experiência experimental da Iniciação Científica. Mas, de imediato, já é possível vislumbrar um futuro promissor para o evento. Recebe cerca de 350 trabalhos, número que não foi maior porque não dispõe de espaço físico para as seguintes apresentações.

Mais importante que números, porém, são as oportunidades que se abrem aos estudantes de pós-graduação. Com uma semana , eles podem usar um espaço ampliado para dar visibilidade à sua produção. Hoje, esses alunos desenvolvem seus trabalhos em eventos científicos para seus pares, que formam, em geral, platéias diminutas. Durante uma semana , eles podem compartilhar experiências com colegas de outras áreas, já que trabalhos de diferentes campos do conhecimento são apresentados no mesmo espaço físico.

Essa integração tem um poderoso efeito simbólico, que pode ser traduzido em uma única chance para bolsistas de iniciação científica e estudantes de pós-graduação, construídos em um ambiente de troca de idéias, que pode ser decisivo na evolução das pesquisas. Acredito, inclusive, que a Semana, hoje circunscrita aos bolsistas de iniciação e estudantes de pós-graduação, poderia evoluir para uma semana acadêmica, que também abriu alguns trabalhos realizados na extensão.

Já pensando na edição de uma segunda semana no próximo ano, crie um plano que possa planejar um evento ainda mais atraente, com palestras de especialistas brasileiros e até o exterior.

Um exemplo da Semana de Iniciação Científica , a Pós-Graduação veio para ficar. Afinal, a excelência acadêmica é o que não falta ao nosso corpo docente e aos alunos, como demonstrado nas recentes avaliações da Capes.

Deixo aquí, de Público, meu agradecimento professora ao Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Pró-Reitor de Pesquisa, that acolheu pronta e entusiasticamente a Idéia da Semana de Pós-Graduação e Nºs emprestou o Vitorioso sabe da Semana de Iniciação Científica , e professora Ao Jafferson Kamphorst, do Departamento de Física e membro da Câmara de Pós-Graduação, que trabalhou incessantemente na organização do evento. 

Ronaldo Barbosa - pró-Reitor de Pós-Graduação